O autor do Evangelho de João é anônimo. De acordo com uma tradição da Igreja que data do segundo século, primeiramente atestada por Ireneu de Lyon, o autor foi "o discípulo que Jesus amou" mencionado em João 21:24, que é entendido como João, filho de Zebedeu, um dos doze discípulos de Jesus.
O Apóstolo João escreveu esse livro. Em todo o livro ele se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava” (ver João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7, 20). João e seu irmão Tiago eram pescadores (ver Mateus 4:21).
Qual a diferença entre João Batista e o Apóstolo João?
João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão de São Tiago Maior, com quem era pescador.
Isso provavelmente se deve ao fato de João tê-lo escrito para uso dos membros da Igreja, que já sabiam quem era Jesus Cristo. Esse era um público alvo muito diferente daquele dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não se encontram em nenhum outro evangelho.
Não podemos confundir João Evangelista com João Batista, pois são pessoas diferentes. João Batista é o primo de Jesus, o precursor, que preparou o caminho para a chegada de Jesus. A festa de São João Batista comemora-se duas vezes, dia 24 de junho, o nascimento, e dia 29 de agosto, o martírio.
QUEM FOI JOÃO BATISTA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO ÚLTIMO PROFETA
Qual a origem da festa junina segundo a Bíblia?
O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio - Santo Casamenteiro - no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.
Quando nasceu o bebê, os parentes insistiam que ele se chamasse Zacarias, como o pai. Mas Isabel e o esposo decidiram que o nome seria João, e nesse momento Zacarias recuperou a voz para comunicar esse desígnio divino.
O autor do Evangelho de João é anônimo. De acordo com uma tradição da Igreja que data do segundo século, primeiramente atestada por Ireneu de Lyon, o autor foi "o discípulo que Jesus amou" mencionado em João 21:24, que é entendido como João, filho de Zebedeu, um dos doze discípulos de Jesus.
Porque o Evangelho de João é diferente dos outros?
O Evangelho segundo João é bem diferente dos outros três, chamados sinóticos, porque apresentam mais ou menos a mesma visão e têm muitos textos comuns. Em João os poucos “milagres” são denominados “sinais”. Praticamente não há parábolas.
A Terceira Epístola de João, geralmente referida apenas como 3 João, é o vigésimo-quinto e antepenúltimo livro do Novo Testamento da Bíblia e atribuído a João, o Evangelista, tradicionalmente considerado também o autor do Evangelho de João e das outras duas epístolas de João.
De acordo com as narrativas antigas, foi morto por decapitação. E teve sua cabeça apresentada em uma bandeja. "Ele viveu na Galileia no reinado de Herodes e possuiu muitos seguidores, pregava aos judeus e fazia do batismo símbolo de purificação da alma.
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
João administrou o batismo a numerosos judeus, a quem pretendia purificar e preparar para a chegada iminente do Messias, razão pela qual foi chamado de "O Batista" por batizar, pois etimologicamente, o sobrenome Batista deriva do grego Baptistes, que significa "aquele que batiza".
Quantos anos tinha João quando foi chamado por Jesus?
Se Jesus exerceu seu ministério público por volta do ano 30, i. e., 60 anos antes da redação do 4º. Evangelho, podemos supor que João tinha cerca de 10 anos na ocasião em que acompanhou Jesus como discípulo.
Principalmente os livros de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como sinóticos, pois utilizam grande quantidade de histórias em comum, a mesma sequência para contá-las, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e até as mesmas palavras.
Hoje, a maioria dos estudiosos concorda que Mateus não escreveu o Evangelho que leva seu nome, e prefere descrever o autor como um anônimo cristão de origem judaica, escrito no final do primeiro século, embora muitos preveem a possibilidade de conexão indireta com o apóstolo.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Qual foi o profeta que profetizou sobre João Batista?
Nos evangelhos João Batista é identificado como: o mensageiro enviado por Deus do qual o profeta Malaquias escreveu; a "voz que clama no deserto" em Isaías; e o profeta Elias que havia de vir antes da era messiânica.
Porque eles perguntaram a Jesus se deveriam invocar fogo do céu sobre uma aldeia de samaritanos que O havia rejeitado (ver Lucas 9:51–56), esse apelido pode sugerir que eles eram impetuosos ou pelo menos tinham personalidade forte.
O martírio de São João aconteceu por volta de 31 d.c. Segundo textos bíblicos, João Batista foi condenado à morte por Herodes Antipas, que era uma espécie de governador da época, porque criticava a vida adultera que o rei possuía.
Qual a diferença de idade entre Jesus e João Batista?
Disse: “A tua parenta Isabel, que todos diziam ser estéril, já está grávida há seis meses”. Portanto, nós sabemos com exatidão que existe uma diferença de idade entre Jesus e São João Batista de seis meses.
De acordo com as narrativas antigas, foi morto por decapitação. E teve sua cabeça apresentada em uma bandeja. "Ele viveu na Galileia no reinado de Herodes e possuiu muitos seguidores, pregava aos judeus e fazia do batismo símbolo de purificação da alma.