Casos na família, escolas, vizinhos, colegas, trabalho devem ser tratados o mais breve possível para evitar a disseminação da doença. Isolamento: O paciente deve ficar afastado da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento.
Para os contatos que não apresentam sinais ou sintomas da infecção pode ser realizada a aplicação de permetrina 5%, em dose única, como profilaxia [7]. Os pacientes podem retornar para a escola/trabalho no dia seguinte ao primeiro tratamento.
Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.
O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC).
O período de transmissão da doença ocorre até que os ácaros e seus ovos tenham sido destruídos por tratamento específico. As pessoas imunodeprimidas são suscetíveis à super-infestação, presume-se haver algum tipo de resistência ao tratamento.
Manter contato íntimo com a pessoa infectada ou utilizar roupas que estão contaminadas são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Se não for tratada no início, pode se espalhar para o corpo todo, o que torna a recuperação mais difícil.
Fornecer atestado médico ao paciente até 24 horas após o término do tratamento e se possível reavaliar antes de liberação de retorno a Escola / Trabalho (no mínimo 07 dias de afastamento);
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
O principal sintoma da Escabiose é a coceira intensa, principalmente à noite e nas áreas quentes ( abdome, axilas, mamas, coxas, nádegas) . Quando este sintoma desaparece, é porque está curado.
Os principais sintomas da sarna são: Coceira intensa na pele, que piora à noite; Lesões de pele, conhecidas como pápulas, que surgem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos; Feridas causadas pela coceira.
Pode. As lesões e sintomas de escabiose não surgem imediatamente após contágio. Portanto, caso você tenha se contaminado, pode transmitir a doença estando assintomático.
Em um tratamento bem feito, logo no primeiro dia já, praticamente, inviabiliza a transmissão, mas recomendamos pelo menos 3 a 4 dias de tratamento pessoal, familiar e os que convivem no dia a dia e troca com lavagem das vestimentas e roupas de cama usadas diariamente.
Sarna é uma doença contagiosa e é transmitida pelo contato e dependendo do local e tipo de função deverá ser afastada! No entanto, precisa ser avaliada pelo dermatologista e posterior análise do médico do trabalho p avaliar a dispensa ou ajustar a função do empregado afim de evitar a contaminação de terceiros.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
Mesmo após o tratamento bem-sucedido matar os ácaros, a coceira e as pústulas podem persistir por até três semanas devido a uma reação alérgica contínua aos corpos do ácaro, que permanecem na pele durante algum tempo.
Como saber se a sarna está melhorando? Ocorre melhorando prurido e as lesões vão lentamente desaparecendo, mas esse processo de melhora pode durar até 8 semanas!
Qual o medicamento mais eficaz? Uma revisão sistemática encontrou que as taxas de cura da escabiose aos 28 dias após tratamento com Crotamiton são semelhantes às taxas de cura do uso de Lindane, porém o Crotamiton é menos efetivo do que a Permetrina em relação à cura clínica e parasitológica após 28 dias do tratamento.
As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos. A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas.
A pessoa contaminada pode transmitir a doença mesmo sem sintomas. Se uma pessoa nunca teve sarna, os sintomas podem levar de quatro a oito semanas para se manifestarem. No entanto, uma pessoa infectada pode transmitir a sarna durante esse período, mesmo sem apresentar nenhum sinal.
Em algumas pessoas isso pode durar até 15 dias. Nesses casos, o seu médico pode lhe prescrever medicações tópicas ou orais para reduzir a coceira. Como a escabiose é uma condição contagiosa, todas as pessoas da casa ou de contato íntimo devem ser tratadas para evitar a reinfestação.