A descoberta de petróleo bruto no país em 2015 pela empresa americana do setor petrolífero ExxonMobil transformou a economia da Guiana. A ex-colônia britânica possui cerca de 11 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo bruto, ou cerca de 0,6% do total mundial.
Desde que as reservas de petróleo na costa do Essequibo foram descobertas e começaram a ser exploradas pela Exxon Mobil, o PIB da Guiana disparou. Em 2022, o país cresceu mais de 62% e, segundo projeções do FMI, deve crescer 38% neste ano, a maior cifra mundial.
Exploradas, em grande medida, pela petrolífera estadunidense ExxonMobil, o petróleo guianês possibilita à empresa uma produção de 600 mil barris por dia (bdp) atualmente. Estima-se que, em 2027, a produção seja duplicada, atingindo 1,2 milhão bdp.
A chamada Margem Equatorial, área que vem sendo chamada de novo pré-sal brasileiro, já tem rendido bons frutos para a Guiana. O país foi o 1º a descobrir petróleo na região, ainda em 2015, pela norte-americana ExxonMobil.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
Guiana: riqueza do petróleo alcançará toda a população do vizinho do Brasil?
Qual é o país mais rico em petróleo no mundo?
Os dez países que mais produzem petróleo no mundo representam 69,2% do petróleo bruto disponível, com destaque para os Estados Unidos (14,1%), Arábia Saudita (12,9%) e Rússia (12,1%).
A Guiana, país de quase 800 mil habitantes na América do Sul que já foi colônia britânica, passou a chamar a atenção do mundo nos últimos anos porque se transformou em um dos países que mais cresce no mundo, impulsionado pela exploração de petróleo na sua costa.
Entre as principais atividades econômicas deste setor podemos citar o extrativismo (madeira, minérios, além da atividade pesqueira), e a agricultura (cana-de-açúcar, arroz, mandioca e frutas).
*Foram incluídos apenas os campos com produção superior a 1 milhão de barris por ano e/ou reservas maiores que 25 milhões de barris. As novas reservas de petróleo da Guiana têm pelo menos 11 bilhões de barris e vêm sendo exploradas por petroleiras dos Estados Unidos e da China.
Qual idioma é falado na Guiana? O inglês é a língua oficial. No entanto, devido à diversidade de população, também é falado o crioulo guianense, as línguas caribenhas e arawak, e o hindustani caribenho, um dialeto do hindi, e do chinês.
Reservas de petróleo podem estar situadas na costa do Amapá, no município de Oiapoque que faz fronteira com a Guiana Francesa | Foto: Maksuel Martins/GEA.
A descoberta de petróleo transformou a Guiana no país mais rico da América do Sul. A renda per capita, corrigida pela paridade de poder de compra, ultrapassa US$ 40 mil, quase igual à de Portugal, segundo o FMI. O PIB cresceu 63%, em 2022, e a previsão é de aumentar 38% este ano.
Exxon Mobil: a posição da gigante petroleira na Guiana em meio à tensão com a Venezuela. (Bloomberg) — A Exxon Mobil Corp. prometeu não restringir os planos de exploração ou produção na Guiana em um momento em que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, continua escalando as suas reivindicações territoriais na região ...
Até a descoberta do petróleo. Quando a Exxon Mobil descobriu uma enorme reserva inexplorada de petróleo em águas territoriais do país em 2015, na chamada Margem Equatorial, a Guiana tinha o segundo pior PIB per capita do continente, à frente apenas da Bolívia, país com uma população mais de 12 vezes maior.
A produção total de ouro na Guiana em 2020 foi de 20 toneladas por ano (~US$ 1 bilhão), com cerca de 65% produzidos por aproximadamente 15.000 pessoas que trabalham para empresas nacionais. Se todas as minas industriais em desenvolvimento se concretizarem, o país produzirá mais de quarenta toneladas de ouro por ano.
Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá. O Brasil é um importante produtor de petróleo em nível mundial, ocupando a nona posição entre os maiores produtores mundiais.
Segundo a pesquisa, Azerbaijão, Cazaquistão, Gabão, Nigéria, Brasil e, mais recentemente, a República do Congo e a Itália, forneceram 4,1 milhões de toneladas de óleo cru a Israel, sendo que quase metade foi enviada desde a decisão da CIJ.
A Venezuela possui 300,9 mil milhões de barris de reservas comprovadas de petróleo bruto, sendo a maior reserva de petróleo e gás do mundo, segundo dados divulgados pela empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA).
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.