Quem fala três línguas pode ser chamado de trilíngue. Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes. Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue.
Para designar quem fala dois ou três idiomas, dá-se preferência ao uso dos termos bilíngue e trilíngue, respectivamente. Já no caso de pessoas que falam mais de seis idiomas, muitas vezes deparamos com o termo hiperpoliglota.
Para o potiguar Estevam Fortunato, de 26 anos, que é formado em letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha como professor e tradutor, os idiomas são objeto de trabalho e de diversão. Ele fala 15 idiomas, nove deles fluentemente e outros seis em nível intermediário.
Quando uma pessoa domina três idiomas, podemos dizer que ela é uma pessoa trilíngue. E por fim, quando uma pessoa domina quatro ou mais idiomas, dizemos que ela é uma pessoa poliglota. Ou seja, para você poder ser considerado como poliglota, é fundamental que você domine completamente 4 idiomas distintos.
A palavra "poliglota" tem origem no grego, onde "poly" significa "muitos" e "glotta" significa "língua" ou "idioma". Portanto, um poliglota é uma pessoa que fala várias línguas.
Ser o país com mais línguas em todo mundo parece ser uma grande honra, para outros pode se mostrar uma enorme dor de cabeça. Felizmente Papua Nova Guiné e seus mais de 850 idiomas para lidar bem com tudo isso, essa pequena ilha repleta de tribos e quase 9 milhões de habitantes.
Mas você por acaso conhece alguém que conhece mais de 130 línguas? Pois é, a nossa equipe conhece e pensando nisso o Lança Cultura desta semana trouxe para os estúdios da Rádio Ponto Carlos Amaral, maior poliglota vivo do Brasil.
Daniel reconhece palavras em inglês, russo, coreano e francês, além de falar português. Com apenas 2 anos, o pequeno Daniel Mascarenhas da Silva, natural de Feira de Santana, na Bahia, sabe falar o alfabeto, números e cores em cinco idiomas: inglês, russo, coreano, francês, além do português.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Ao longo de sua vida demonstrou grande interesse pelas línguas. Falava alemão, italiano, espanhol, francês, latim, hebraico e tupi-guarani. Lia grego, árabe, sânscrito e provençal. Fez traduções do grego, do hebrai- co, do árabe, do francês, do alemão, do italiano e do inglês.
Desde 1998 instalado na Ásia, Júlio César Pereira da Silva, se destacou na TV japonesa por falar mais de 14 idiomas e atualmente integra a Associação Internacional de Hiperpoliglotas.
No Brasil, estima-se que tão somente 5% da população – o que representa 11,4 milhões de 228 milhões de habitantes - saberia se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% teria algum grau de fluência.
Você já pode ter ouvido falar de poliglotas (pessoas que sabem vários idiomas), mas conhece hiperpoliglotas? Esse é o nome dado a quem fala um número grande de idiomas — alguns dizem que seria no mínimo 6, enquanto outros acham que teria que ser 11 ou mais.
Certamente o fato mais curioso sobre ele é que garante falar 59 línguas. A foto de Ziad já esteve no Guiness Book of Records durante alguns anos como maior poliglota do mundo. Qual foi a primeira língua que o senhor aprendeu e com que idade?
Emil Krebs (1867–1930), poliglota e sinologista alemão que falava e escrevia em 68 línguas, e compreendia mais 120. Uku Masing (1909–1985), linguistico da Estónia que dizia conhecer cerca de 65 línguas, e podia traduzir 20. Harold Williams (1876–1928), Jornalista da Nova Zelândia que dizia falar mais de 58 línguas.
Qual é a pessoa que sabe falar mais idiomas no mundo?
No entanto, há um detentor do recorde de maior número de idiomas falados: Ziad Fasah. Ziad Fasah afirma ser o maior poliglota vivo do mundo. Nascido na Libéria e morando no Líbano, Ziad fala cinquenta e nove idiomas diferentes.
Suíça. São quatro idiomas oficiais na Suíça: Alemão, Italiano, Francês e Romanche. Além disso, há uma grande variedade de dialetos sendo falados pelo país, assim como o Inglês também é amplamente utilizado pela própria população e pelos turistas.
Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019).
O que acontece no cérebro de uma pessoa poliglota?
Então sim, pessoas poliglotas pensam e sonham em múltiplas línguas. Porém, a criança precisa estar mais imersa nessa nova língua, se tornando mais fácil de pensar com ela. E conforme mais ela pensa em língua estrangeira, mais a língua se fixa no cérebro. O resultado é que a criança até sonha em múltiplas línguas.
Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes. Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue.
Junto com o português, ele fala 7 idiomas (veja ele falando os idiomas no vídeo acima). 🗣️ ENTENDA: O termo "poliglota" vem da combinação de duas palavras gregas: "polý", que quer dizer "muitas", e "glossai" ou "glottai", que significa "línguas". Assim, poliglota é aquele que sabe ou fala muitas línguas.