Uma essência e três pessoas. Santo Agostinho, bispo de Hipona nos séculos quatro e cinco, afirmou que há três pessoas na Trindade e uma só essência e um só Deus. Não existe nada dessa mesma essência fora da Trindade.
Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no ocidente cristão, o termo "trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de trinitas.
O Concílio de Nicéia foi o primeiro a instituir a trindade. Já em 381, em Constantinopla o credo de Nicéia foi reorganizado sob a influência de outras tendências, especialmente arianas.
Embora não exista na Bíblia o termo “Trindade”, é empregado como uma denominação teológica para o mistério do Pai, Filho e Espírito Santo como um só Deus mas, em três distintas pessoas (Mt 28.19).
A infinitude das três Pessoas da divina Trindade, em que uma está na outra, de modo que sejam somente uma, indivisíveis, no entanto, unas. Cada pessoa está em cada uma das outras, são inseparáveis e atuam separadamente, mas são em si infinitos (AGOSTINHO, 1994, p. 231).
Santo Agostinho, bispo de Hipona nos séculos quatro e cinco, afirmou que há três pessoas na Trindade e uma só essência e um só Deus. Não existe nada dessa mesma essência fora da Trindade. Segundo Santo Agostinho, nós dizemos três pessoas com a mesma essência ou três pessoas com uma só essência.
Por que Testemunha de Jeová não acredita na Trindade?
As Testemunhas de Jeová rejeitam o dogma da Trindade. Argumentam que existe apenas um só Deus verdadeiro que se chama Jeová. Ele é considerado o Deus Todo-poderoso. Segundo as Testemunhas de Jeová o trecho em Deuteronómio 6:4 (NM) reafirma claramente o monoteísmo e a ideia de unicidade da pessoa de Deus.
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são Pentecostais do Nome de Jesus, Testemunhas de Jeová, Adventistas Unitários, Adventistas Bereanos La Luz del Mundo e Iglesia ni Cristo; embora existam vários outros grupos menores, incluindo Cristadelfianos, Ciência Cristã, Dawn Bible Students, Living Church of God, ...
Três seres distintos. A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Acreditamos que Eles são três personagens distintos, não um único ser. Nós os chamamos de Trindade.
Acredita-se que por volta de 1830[1] o casal mineiro de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa tenham se mudado para uma região próxima onde existia um córrego de água salobra e barro escuro em suas margens. Foi no Córrego do Barro Preto, cerca de dez anos depois, que toda história de fé se iniciou.
Quem nos revelou o mistério da Santíssima Trindade?
“Trazemos para nossa vida o mistério da Trindade quando conhecemos Jesus que nos revela este mistério e é o caminho para adentrarmos nele. Quando brota em nós a paixão para a unidade e o amor vividos na busca continua da Verdade que se revela em Jesus, aí então o Mistério da Trindade se torna realidade para nós”.
Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325). O imperador Constantino gostou da ideia e mandou exilar o teólogo que discordou da proposta, embora a maioria dos bispos do Egito o apoiassem, inclusive Eusébio de Cesareia.
Portanto, a Trindade é manifesta no Antigo Testamento pelo nome Elohim. Nas palavras de Walter A. Elwell, o “plural do nome de Deus (Elohim), bem como o uso dos pronomes (Gn 1.26; 11.7), e dos verbos (Gn 11.7; 35.7) no plural assim indicam.
A doutrina da trindade é de origem pagã. A trindade, assim como outras doutrinas, tais como imortalidade da alma, domingo como dia de repouso, morada nos céus e muitas outras, foram gradativamente incorporadas pelos filósofos e teólogos da Igreja durante os primeiros séculos da era do cristianismo.
Porque Testemunha de Jeová não acredita no Espírito Santo?
As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles veem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo é descrito como a "força ativa" de Deus, e não a terceira parte da Trindade.
Para o grupo, Jesus Cristo é o filho de Deus, criado por Jeová, e não é parte de uma Trindade. As testemunhas de Jeová não podem doar ou receber sangue.
A religião Testemunhas de Jeová foi fundada nos Estados Unidos no fim do século 19, sob o comando de Charles Taze Russell, e é sediada em Nova York. Apesar de ser baseada em princípios cristãos, o grupo acredita que as igrejas cristãs tradicionais se afastaram dos ensinamentos bíblicos e não estão em harmonia com Deus.
Por que as Testemunhas de Jeová não adoram a Deus junto com outras religiões?
Não é que eles não gostam, é que é um ponto das Testemunhas de Jeová achar que a Igreja deles é a única religião verdadeira. Note que eles acham que as outras igrejas nem mesmo são cristãs. Aqueles que levam a religião a sério devem achar que a religião que escolheram é a certa para Deus e Jesus.
A doutrina da Igreja Católica Romana estabeleceu, através do concílio eclesiástico de Niceia, em 325 d.C., a afirmação de que um único Deus se revela em três pessoas divinas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.
Portanto o Novo Testamento reconhece o Pai como Deus (João 6:27, Efésios 6:23; 1 Pedro 1:2; etc.), a Jesus Cristo como Deus (João 1:1 e 18; 20:28; Romanos 9:5; Colossenses 2:2 e 9; Tito 2:13; Hebreus 1:8; 1 João 5:20; etc.), e ao Espírito Santo como Deus (Atos 5:3 e 4; 1 Coríntios 2:10 e 11; 1 Coríntios 3:16; etc.).