Quem pode fazer a escuta protegida?
Pode ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros.Qual o profissional que faz a escuta especializada?
Nesse sentido, a escuta especializada pode ser realizada pelos técnicos de nível superior que executam o PAEFI no equipamento ou pela Equipe de Referência da PSE no órgão gestor. Cabe destacar que as atribuições do psicólogo do SUAS não se confundem com a atuação do psicólogo do Sistema Único de Saúde.Como funciona a Lei da escuta protegida?
A Lei da Escuta Protegida vem organizar a atuação dos órgãos de atendimento, com o desenho de um fluxo único e protocolos de atendimento integrados para evitar a revitimização e garantir a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências.O que diz a Lei da escuta?
A legislação visa possibilitar que os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência sejam realizados com o apoio de uma equipe técnica capacitada, com todo o cuidado possível, evitando-se ao máximo o contato com o agressor e a reiteração do depoimento.5 princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
O que diz a Lei 3.792/15 da Escuta Protegida?
NOVA EMENTA: Estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência; altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990; e dá outras providências. Dados Complementares: Altera a Lei nº 8.069, de 1990.O que é escuta protetiva?
Art. 7o Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.Qual o papel do conselho tutelar na escuta especializada?
No trabalho diário do Conselho Tutelar, um órgão de cunho administrativo e decisões colegiadas, que foi criado para intervir quando os direitos humanos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados por ação ou omissão do poder público, da família, da comunidade e da sociedade em geral ouvir o possível lesado ...Como é feita a escuta especializada?
A Escuta Especializada é um procedimento realizado pelas(os) profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados.Qual o número da Lei da escuta protegida?
A Lei 13.431 inova por estabelecer mecanismos e princípios de integração das políticas de atendimento e propõe a criação de Centros de Atendimento Integrados para crianças e adolescentes.Quem pode fazer escuta ativa?
Praticar a escuta ativa requer tempo, por isso, ao começar, veja quais pontos precisam ser melhorados. Diferentemente de falar em público, escutar pode ser feito com qualquer pessoa. Então, você pode começar a praticar desde seus familiares a seu chefe.Quando a criança pode ser ouvida no processo de guarda?
Mas a partir dos oito anos a criança já pode ser ouvida e sua opinião levada em consideração na hora da decisão final a respeito de quem ficará com sua guarda.Quem pode fazer o curso de escuta especializada?
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSOO curso é indicado a todos os profissionais que atuam e/ou pretendem atuar profissionalmente na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual, reduzindo assim, os índices de violência e revitimização.
O que diz a Lei número 13.431 de 4 de abril de 2017?
Os atendimentos prestados pelos órgãos da rede encontram respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e na Lei nº 13.431/2017, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.O que é oitiva na delegacia?
Uma das ações que o delegado pode e deve promover em sede de inquérito, é a oitiva do indiciado, ou seja, o interrogatório do acusado de ser autor de um crime.Quem faz as perguntas no depoimento especial?
O facilitador que ouve a criança ou adolescente na sala de depoimento especial deverá respeitar a sua ETAPA DE DESENVOLVIMENTO, fazendo perguntas adequadas à sua idade, observando os seus sentimentos, medos, dúvidas, aflições e silêncio.Quais são os 3 tipos de escuta?
Os quatro tipos de escuta
- Escuta empática, quando você ouve para entender. ...
- Escuta apreciativa, quando você escuta algo para ter satisfação pessoal. ...
- Escuta compreensiva, usada quando você quer aprender algo novo. ...
- Escuta crítica, quando você ouve para formar uma opinião sobre algo que foi dito.