A manutenção preventiva em carros alugados normalmente é feita pela própria locadora. Isso garante mais segurança aos clientes, seja qual for o motivo do aluguel.
O serviço de manutenção para itens de desgaste natural do veículo já faz parte do contrato e do valor que você paga para usar o carro alugado. De acordo com o calendário estabelecido pela locadora, basta levar o automóvel para uma revisão para seguir dirigindo com segurança e tranquilidade.
Se a culpa for de outro motorista, o seguro dele cobrirá os danos. Por exemplo, se você colidir o carro alugado em um poste, pagará a franquia ou o custo total do reparo, caso não tenha seguro. Da mesma forma, se outro veículo colidir com o seu carro alugado, o seguro do outro motorista cobrirá os reparos.
O locatário é responsável por dirigir o veículo com cuidado e observar todas as leis de trânsito e regulamentos. Qualquer negligência ou infração cometida pelo locatário pode resultar em responsabilidade por danos causados.
Caso o carro que você alugou não seja devolvido limpo, será cobrada uma taxa obrigatória referente a lavagem. Esse valor será cobrado somente caso você não tenha contratado o adicional Limpeza Garantida.
QUEM É RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DE CARRO ALUGADO PARA MOTORISTAS UBER
Quando se aluga um carro tem que devolver com tanque cheio?
O carro alugado é entregue com tanque cheio e deve ser devolvido da mesma forma. Caso isso não ocorra, o valor da reposição do combustível será cobrado segundo tabela própria da Localiza.
Na maioria dos casos, o locatário é responsável por danos que venham a ocorrer durante o período da locação. Isso porque, ao alugar o carro, o locatário assume as obrigações estabelecidas no contrato, entre elas a manutenção da integridade do veículo.
O que acontece se outra pessoa estiver dirigindo o carro alugado?
Por esse motivo, as locadoras oferecem a opção de condutor adicional. Com esse serviço, outra pessoa pode compartilhar a direção do veículo junto com o locatário, mediante o pagamento de uma taxa definida pela locadora.
Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado. No entanto, se o acidente foi causado por negligência do condutor, a empresa pode cobrar os custos do reparo dele.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as locadoras de veículos são igualmente responsáveis pelos danos que o motorista que alugou o carro causar: “A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.” Súmula 492/STF.
Quais manutenções são de responsabilidade do proprietário?
Problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, vícios ocultos e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Em outras palavras, o locador - proprietário, se responsabiliza pelos reparos de todos os itens estruturais do imóvel.
Bater um carro alugado pode ser uma situação complicada, mas seguir os passos corretos pode ajudar a minimizar os problemas. Garanta a segurança, comunique o acidente às autoridades e à locadora, documente tudo, verifique a cobertura do seguro e siga as instruções da locadora para retornar o veículo.
Colisão com outro carro: Você sendo responsável pela colisão, será necessário o pagamento além da franquia, como por exemplo os prejuízos causados ao terceiro, caso essa cobertura não seja contratada no momento da reserva.
Posso estacionar o carro alugado na rua? Recomendamos utilizar somente estacionamentos oficiais pagos ou garagens. Evite estacionar os carros em vias públicas, ainda que sob a guarda de vigilantes.
A manutenção do carro se divide em dois tipos: a manutenção corretiva e a manutenção preventiva. A primeira é realizada apenas depois que algo quebra, enquanto a segunda previne essa necessidade, pois as peças são substituídas antes que se desgastem excessivamente e quebrem.
Quando se aluga um carro, ele vem com tanque cheio.?
Muitas empresas de aluguel exigem que o carro seja devolvido com o tanque cheio, e caso isso não seja obedecido, elas podem cobrar uma taxa extra para abastecer o veículo.
No Brasil, não existe uma restrição entre estados ou cidades, então é possível locar o carro e devolver em qualquer localidade que possua o atendimento da mesma locadora.
É obrigatório o contrato de locação de veículos conter cláusula de garantia, exigindo pagamento de fiança, caução ou seguro de fiança locatícia. Esses são mecanismos que dão maior segurança ao locador para o recebimento do aluguel. E você poderá ter seu contrato vinculado à obrigatoriedade de uma das garantias.
Quem é responsável pelo dano causado por veículo locado?
O atropelamento aconteceu em agosto de 2020. O Desembargador relator avaliou que, conforme a Súmula 492 do STF, a empresa locadora de veículos responde com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.
Em contrato com a Localiza Rent a Car não consta o valor de tal franquia em caso de acidentes, mas somente o valor de R$ 100,00 com desconto de 100% da franquia, sendo que a cobertura do sinistro é garantida pela “Seguradora Mapfre” que consta do contrato.
Outro comportamento recomendado para cuidar do carro alugado é evitar fumar no interior do veículo. Cortar este hábito ajuda a manter um odor fresco e agradável, além de prevenir danos aos estofados. Cinzas de cigarro e o cheiro forte da fumaça podem ser difíceis de remover e resultar em taxas adicionais.