A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.
A meiose inicia-se após a duplicação dos cromossomos, que ocorre na chamada interfase. Depois dessa duplicação, inicia-se a primeira das duas divisões que ocorrerão nesse processo de divisão celular. Prófase I: Nessa etapa, inicialmente, observa-se o pareamento dos cromossomos homólogos.
Esse é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes e é o processo que forma os seres pluricelulares. A meiose sempre origina células haploides e é responsável pela produção dos gametas em animais e dos esporos nas plantas.
Três citologistas merecem referência especial nos estudos pioneiros sobre os cromossomos na meiose: os biólogos alemães Theodor Heinrich Boveri (1849-1922) e Oscar Wilhelm August Hertwig (1849-1922) e o biólogo belga Edouard van Beneden (1846-1912).
Ciclo Celular: Meiose | RESUMÃO | Prof. Paulo Jubilut
Quem sofre meiose?
Nos animais, a meiose ocorre na formação dos gametas. Isso significa que o processo de meiose acontece no corpo humano apenas para formar espermatozoides e óvulos.
Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético. Consequentemente, o número de cromossomos é retomado. Em animais, a meiose acontece apenas nos ovários e nos testículos.
O processo dura, geralmente, entre 52 e 80 minutos. O entendimento da mitose foi proposto por Walther Flemming que, estudando a células epidérmicas de uma salamandra, verificou algumas alterações no núcleo das células que passam por divisão.
A meiose, portanto, está relacionada aos processos reprodutivos, pois tem como função produzir células reprodutivas, tanto nos animais quanto nos vegetais. Nos vegetais, esse processo se dá através da formação dos esporos, enquanto nos animais, da formação dos gametas.
Na anáfase, as cromátides irmãs se separam uma da outra e são empurradas em direção às extremidades opostas da célula. A proteína "cola" que mantém as cromátides irmãs unidas é quebrada, permitindo que elas se separem. Cada uma é agora um cromossomo único.
Meiose é um processo de divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula parental. A meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula-mãe diploide dá origem a quatro células-filhas haploides.
A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.
Meiose é um processo de divisão celular em que são observadas duas divisões celulares sucessivas. A meiose I é reducional e a meiose II é equacional. A meiose é uma divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas.
A meiose, por outro lado, é utilizada apenas para um propósito no corpo humano: a produção de gametas - as células sexuais, ou espermatozoides e óvulos. Seu objetivo é fazer células filhas com exatamente metade dos cromossomos da célula inicial.
O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.
O Câncer é causado por problemas nas mitoses, onde a fase G2 (interfase) permite a duplicação de uma célula inválida, isso gera um tumor que pode virar um câncer.
É dividido em duas etapas, com características bem distintas - a Meiose I (reducional) e a Meiose II (equacional), que é semelhante a uma Mitose. A Meiose I é a etapa mais longa e mais complexa.
Em humanos, as células haploides feitas da meiose são os espermatozoides e os óvulos. Quando um espermatozoide e um óvulo se unem na fertilização, os dois conjuntos haploides de cromossomos formam um conjunto diploide completo: um novo genoma.
Células-filhas possuem mesmo número de cromossomos da célula original. Células-filhas possuem metade do número de cromossomos da célula original. Prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Você lembra o que isso significa? Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.
A meiose é um dos principais factores de variabilidade genética, através da combinação da informação contida nos cromossomas homólogos existentes nas células que sofrem este processo, permitindo a produção de células geneticamente diferentes entre si e com metade do número de cromossomas da célula inicial.
Qual a relação entre a nossa herança genética e a meiose?
A variabilidade genética está diretamente relacionada com a meiose, uma vez que durante esse processo de divisão celular ocorre o crossing-over, que é um processo de recombinação cromossômica que tem como sua principal característica a troca de partes dos cromossomos quando estão pareados.