Quem faz a prova adaptada?

Psicopedagogo: Esse profissional pode identificar desafios de aprendizagem e sugerir adaptações ou intervenções específicas para auxiliar no processo educacional do aluno.
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Quem deve fazer a prova adaptada?

=> Provas adaptadas - O aluno com deficiência tem direito à prova adaptada de acordo com suas necessidades, o questionamento deverá ser ajustado especificamente para o estudante com deficiência, o tempo para a realização da prova também deve se adaptar ao aluno, o estudante também tem o direito de realizar a prova em ...
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Como funciona a prova adaptada?

Esse tipo de adaptação envolve, tempo que o aluno pode concluir a prova, estrutura da abordagem, com frases simplificadas, desenhos lúdicos com fim de assimilar o conteúdo, entre outras intervenções especificas para outras particularidades do estudante.
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Quem faz a adaptação curricular?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...
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Quem tem direito a atividade adaptada?

“É direito de toda criança ter acesso a atividades e conteúdos adaptados às suas condições físicas e cognitivas, sejam eles pedagógicos, esportivos, jogos recreativos, atividades de lazer, entre outros”, explica a Pedagoga com formação em Apoio Terapêutico e pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, ...
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Como adaptar atividades mudando apenas o formato (3 opções)

Quem deve fazer as atividades adaptadas?

Uma vez que você entende o que é atividades adaptada, deve se perguntar, quem vai fazer? A responsabilidade de adaptar atividades para atender às necessidades dos alunos pode recair sobre vários profissionais, dependendo da natureza da adaptação, do contexto educacional e da complexidade das necessidades do aluno.
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Quem tem TDAH pode fazer prova adaptada?

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.
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O que a lei diz sobre adaptação curricular?

No Brasil as adequações curriculares estão amparadas legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN Nº 9394/96 no artigo 59 consta que os sistemas de ensino devem garantir ao alunos com necessidades educativas especiais:E no inciso I currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e ...
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Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).
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Quem deve planejar as atividades dos alunos com deficiência?

O responsável pelo planejamento – para todos os estudantes – é o professor regente.
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Como elaborar prova adaptada?

Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?
  1. Diversifique os tipos de avaliação utilizados.
  2. Compreenda os objetivos das provas.
  3. Utilize questões similares às atividades desenvolvidas em sala de aula.
  4. Defina níveis adequados de dificuldade.
  5. Apresente os resultados de maneira estruturada.
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Como fazer avaliações adaptadas?

Como fazer avaliação inclusiva? Confira 6 dicas!
  1. construa um ambiente de confiança;
  2. separe o conteúdo e a avaliação em pequenas partes;
  3. revise o material antes da avaliação;
  4. ajude com o conteúdo, caso necessário;
  5. envolva os pais.
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Quem tem TDAH tem direito ao professor de apoio?

Atendimento em Saúde: A lei prevê atendimento em saúde adequado, com acesso a tratamentos e terapias necessárias para o manejo do TDAH. Apoio Técnico e Pedagógico: As crianças têm direito a receber apoio técnico e pedagógico nas escolas, incluindo recursos como professores de apoio e materiais adaptados.
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Qual a lei que diz que o aluno com deficiência não pode ser reprovado?

DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.
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Como deve ser uma prova adaptada para autista?

Ela precisa ser estimulada e ter vontade de fazer determinada atividade; Os conteúdos precisam ser simples e reduzidos. Por isso, o material didático deve focar no que realmente é importante para aluno e que possa ser aplicado no seu cotidiano; Evitar questões dúbias e com duplo sentido.
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Pode reprovar aluno com laudo de TDAH?

Uma dúvida muito frequente de pais e educadores sobre os direitos dos alunos com TDAH é se o aluno com TDAH pode ser reprovado — aluno com laudo pode reprovar? Sim! Alunos com TDAH podem ser reprovados.
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Como deve ser feita a adaptação curricular?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.
  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.
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Como a escola faz as adaptações?

Interação entre os alunos

Para os alunos que começaram a estudar na pandemia, a adaptação escolar deve envolver a interação com os colegas de turma, que antes acontecia apenas por videochamada. Assim, a escola pode promover atividades para que as crianças possam se conhecer melhor e, assim, criar laços de amizade.
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O que são disciplinas de adaptações?

As disciplinas em regime de adaptação são aquelas que ainda não foram cursadas em função de mudança na matriz curricular e/ou transferência, e que deverão ser cursas quando ofertadas. As disciplinas são ofertadas conforme a ordem na matriz curricular do curso.
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Quem tem direito ao currículo adaptado?

O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.
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Quem é responsável pelo PEI do aluno?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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O que diz a Bncc sobre adaptação curricular?

Como aponta a BNCC (Brasil, Ministério da Educação, 2017, p. 63), “é necessário considerar as especificidades dos estudantes da Educação Especial e garantir a flexibilização e a adaptação curricular como recurso para o atendimento de suas necessidades educacionais especiais”.
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Quem tem TDAH tem uma hora a mais de prova?

Candidatos com TDAH terão uma hora a mais para fazer prova do Enem; entenda. Candidatos que realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e forem diagnosticados com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) terão direito uma hora a mais nas provas.
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Porque TDAH é considerado PCD?

O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.
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Como deve ser a prova de um aluno com TDAH?

As provas devem ser enxutas, objetivas, curtas, sem pegadinhas. Como este aluno se distrai e se perde nos detalhes, é importante ao final da prova que seja dado um tempo complementar para que reveja as questões em busca de possíveis lapsos ou distrações e dada à oportunidade de corrigir ou refazer a questão.
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