Apenas o engenheiro pode preencher o Relatório Diário de Obra? Embora seja utilizado pelo profissional responsável pelo acompanhamento da obra, a resposta é não. Segundo prevê a legislação, o RDO pode ser preenchido pelo engenheiro, arquiteto, técnico ou mesmo o estagiário.
O diário de obras, também conhecido como Livro de Ordem ou Relatório de Diário de Obras (RDO), é um documento utilizado para registrar todas as atividades realizadas durante o canteiro de obras. O registro é obrigatório para todas as obras, e deve ser realizado pelo Engenheiro responsável.
O Relatório Diário de Obras (RDO) é um documento usado na gestão de qualquer projeto de infraestrutura. Ele funciona como um registro diário de tudo o que acontece no canteiro de obras, fornecendo uma visão detalhada das atividades, avanços, problemas e tomadas de decisões em um dia específico.
Quem faz planta de casas, arquiteto ou engenheiro?
Como vimos, o arquiteto faz o projeto da construção ou reforma. O engenheiro civil, por sua vez, é quem “tira a obra do papel”. Ou seja, ele é o profissional responsável por executar, acompanhar e gerenciar cada etapa da construção.
O que é um RDO? Relatório Diário de Obra. Relatório de Obras. Registro de Obras!
O que vem primeiro, arquiteto ou engenheiro?
Com essa dica vemos que os dois profissionais são necessários para que uma obra seja feita, porém para começar uma construção o primeiro profissional que deve procurar é o arquiteto, e com a planta desse profissional, você deve procurar um engenheiro para realizar os cálculos da estrutura.
O arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços, coordenando a construção ou a reforma de edifícios, casas ou outros imóveis, elaborando a planta e escolhendo os materiais que serão utilizados.
O RDO, ou Relatório Diário de Obra, é um registro feito diariamente relatando todas as informações referentes ao andamento da obra. É uma ferramenta essencial para o acompanhamento das obras, permitindo que todas as informações relevantes sejam documentadas de forma organizada.
O diário de obra é geralmente feito pelo encarregado da obra, engenheiro ou mestre de obras, que acompanha de perto o andamento do projeto e registra as informações relevantes.
Ferramenta de automação de processos na Gestão Pública, aumentando a eficiência e agilidade do trabalho ao virtualizar e automatizar as rotinas da operação.
Com um estudo determinado, o engenheiro responsável tem de saber responder qual é o prazo máximo de entrega da obra, e isso vai influenciar a maneira como o cronograma é desenvolvido. Ele deve considerar todas as etapas, as margens de atraso e o tempo de execução de cada trabalho necessário no empreendimento.
Quem deve fazer o CNO da obra? O CNO deve ser realizado pelo responsável pela execução da obra, seja o construtor, incorporador ou proprietário do imóvel. É um registro obrigatório para todas as obras de construção civil no Brasil, independentemente do porte ou natureza do empreendimento.
Desde agosto de 2009 o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia — Confea — determinou que é obrigatória a adoção do diário de obras, conforme Resolução nº 1024. Com isso, será possível ter informações e subsídio para eventuais autorias de trabalho e dúvidas que possam vir a surgir.
O Diário de obras ou DO ou RDO é um dos mais importantes documentos da obra e deve ser preenchido com atenção, conhecimento e seguir algumas regras importantes. Nele devem ser descritas todas as atividades que foram desenvolvidas na obra naquele dia, em cada frente de serviço.
O Relatório Diário de Obras (conhecido também como RDO, Registro de Obra ou apenas Diário de Obra) é o registro e o documento utilizado no dia a dia das atividades em um projeto de construção.
RDOs. Como você pode imaginar, nem sempre o cliente vai ser tão aberto às suas tentativas de aplicar o SPIN Selling. Normalmente, dizemos que os leads tendem a “rejeitar, ou demonstrar objeções” a praticamente todo primeiro contato com um vendedor que está abordando-o por prospecção ativa, prática conhecida como RDO.
O preenchimento do Diário de Obra tem que ser diário e fica a cargo do engenheiro, técnico presente na obra ou até mesmo um estagiário. É preciso ter consciência da importância das informações registradas, para que seja útil e valido para controle da empresa.
Um modelo de relatório diário é uma ferramenta que oferece atualizações diárias de status em intervalos de 24 horas. Ele fornece uma visão geral de alto nível do trabalho concluído ontem, do trabalho que precisa ser priorizado hoje e do trabalho que se prevê ser importante para amanhã.
Quais as principais informações devem ser acompanhadas em um relatório diário de obras?
Tudo aquilo que aconteceu dentro do canteiro de obras é anotado — como serviços realizados, equipamentos utilizados, funcionários que trabalharam, condições climáticas e materiais entregues. Além disso, o documento também serve para registrar todos os problemas e falhas enfrentados pela equipe.
Embora seja melhor contratar ambos os profissionais para construir uma casa, se você precisa escolher apenas um, recomendamos começar com um arquiteto. Ele ajudará você a construir uma casa que atenda às suas necessidades e desejos e ao mesmo tempo que esteja de acordo com as regulamentações locais.
Qual a diferença de um engenheiro para um arquiteto?
Temos falado que o trabalho desses profissionais está muito relacionado um com o outro. Mas, para fazer uma divisão básica, o arquiteto vai se ocupar com os volumes, a estética e o espaço. De forma diferente, o engenheiro é quem aponta e realiza a estrutura de um imóvel, com instalações hidráulicas e elétricas.