A Geração Nem-Nem é composta por jovens de 15 a 29 anos que estão afastados tanto do ambiente educacional quanto do mercado de trabalho. Essa condição pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo: a falta de oportunidades, desigualdades sociais, problemas familiares, e até mesmo questões psicológicas.
Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nem - somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.
Como exemplificado brevemente acima, a expressão “geração nem-nem” foi criada para denominar o grupo de jovens, entre 18 e 24 anos, que nem estudam, nem trabalham.
A geração nem-nem refere-se a jovens ou adultos que não estão nem trabalhando, nem estudando. Essa expressão, portanto, descreve uma parcela da população que, apesar da idade entre 18 e 24 anos, não está incluída nem no mercado de trabalho, nem nas escolas e faculdades.
Geração Z: jovens que não estudam nem trabalham acabam em conflito dentro de casa
O que fazer com a geração nem-nem?
De acordo com o especialista, para lidar com esse fenômeno, “é preciso retomar a valorização do trabalho e do estudo como fonte de formação do próprio caráter, além do fortalecimento de laços familiares”. A educação ainda exerce função fundamental para o enfrentamento da situação.
Temos ao menos 4,62 milhões de jovens que não trabalham, não estudam e nem estão em busca de um emprego, segundo dado do primeiro trimestre do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A chamada “geração nem-nem”, contudo, não é um fenômeno brasileiro.
As consequências da geração nem-nem vão além do desemprego, incluem o aumento da diferença da desigualdade social e afetam os problemas com a saúde mental. Muitos jovens se sentem pressionados a conseguirem uma formação e um trabalho cada vez mais cedo, o que os afetam psicologicamente”, diz Minucci.
A Geração Nem-Nem é composta por jovens de 15 a 29 anos que estão afastados tanto do ambiente educacional quanto do mercado de trabalho. Essa condição pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo: a falta de oportunidades, desigualdades sociais, problemas familiares, e até mesmo questões psicológicas.
No caso do Brasil, a expressão nem nem é derivada do conceito NI NI – do espanhol ni estudan ni trabajan – socializado no contexto da América Latina. O afastamento desses/as jovens da escola e do trabalho faz com que ganhem o cognome de ociosos/as, logo, nem nem.
Geração Z. São os jovens entre 12 e 27 anos. Pessoas que arriscam, são muito realistas, competitivas e independentes. Um público que valoriza a consciência coletiva, deseja expor suas opiniões e busca por autenticidade.
Muitas pessoas da Geração Y (ou Millenials) estão agora na tarefa de criar uma nova geração, que não é a Z, mas sim a Geração Alfa (Alpha ou Gen A). Os adolescentes mais novos e os que ainda estão nascendo, constituem esse grupo. O intervalo estimado desta geração é dos nascimentos entre 2010 e 2024.
O que os nem-nem nem-nem se diferenciam dos nem-nem?
A expressão “nem-nem” é frequentemente usada para se referir a jovens que nem estudam nem trabalham. No entanto, existe uma variação desse grupo chamada “nem-nem-nem-nem”.
É considerado adolescente o brasileiro ou brasileira com idade entre doze e dezoito anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é o marco legal para garantir os direitos das crianças até elas alcançarem a maioridade.
Que fatores podem explicar a existência da geração nem-nem?
As causas para a existência geração nem-nem estão muito ligadas aos salários baixos praticados pelo mercado, à falta de oportunidades de trabalho no modelo tradicional e às novas oportunidades que advém com os meios digitais.
Quem são os jovens nem-nem nem não estudam nem trabalham?
Segundo o governo federal, 65% dos jovens que não estudam e não trabalham são mulheres com filhos pequenos, e 68% são negros. No 1º trimestre de 2024, o governo contabilizou 14 milhões de jovens de 14 a 24 anos ocupados. No Brasil, há 34 milhões de adolescentes e jovens nessa faixa etária.
Quais características indicam se a pessoa faz parte do grupo ou não nem-nem?
2) As características que indicam se uma determinada pessoa faz parte do grupo "nem-nem" são: não estar matriculada em nenhum nível de ensino (descontinuidade dos estudos) e não ter uma ocupação remunerada (desemprego ou falta de inserção no mercado de trabalho).
Nos primeiros três meses do ano passado, esse grupo, conhecido como "nem-nem", somava 4 milhões de pessoas. No mesmo período deste ano, o total alcançou 5,4 milhões, segundo levantamento da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Qual é o significado de nem-nem é por que esse termo deve ser evitado?
O que significa Nem-Nem? A geração nem-nem é o nome dado aos jovens entre 18 e 24 anos, que nem estudam e nem trabalham. Segundo dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o segundo maior país com geração nem-nem, só perde para África do Sul.
O que você entende por jovens nem-nem Em sua opinião por que existem jovens nessa situação?
A expressão “geração nem-nem” vem da constatação da existência de uma importante parcela da população composta por pessoas com 18 e 24 anos que nem estudam, nem trabalham. Em geral, são jovens que encontram dificuldades para conseguir uma oportunidade de trabalho e, com isso, acabam paralisando seus estudos.
Segundo o estudo do IMDS, podem-se resumir como causas do “nem-nem” a baixa escolaridade; inserção ruim no mercado de trabalho; saída precoce do emprego; e baixa produtividade ao longo de toda a vida profissional.
– explica que o termo “nemnem” é a variação da sigla Neet (Not in Education, Employment, or Training), que surgiu na Inglaterra, nos anos 1990, durante as primeiras discussões sobre os jovens que não trabalhavam e nem estudavam.