2020). O maracujazeiro apresenta flores autoincompatíveis, ou seja, o grão de pólen produzido por uma flor não pode fecundá-la ou fecundar as outras flores da mesma planta.
Em casos de plantios por estaquia, que já vem sendo praticados em pequena escala, o produtor deve plantar, no mínimo, três cultivares ou tipos diferentes. A polinização natural do maracujazeiro, geralmente, é feita por mamangavas.
A polinização artificial é feita pela transferência dos grãos de pólen de uma flor para outra, com os dedos ou com o auxílio de dedeiras de feltro, no período da tarde, entre 12 horas e 30 minutos e 18 horas, horário em que as flores estão abertas.
Qual é o inseto responsável por polinizar a flor do maracujá?
A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.
O desenvolvimento do fruto foi dividido em três fases (Tabela 1), da divisão celular até 4,70 dias após a antese (daa), da expansão celular de 4,70 daa até 28,94 daa e maturação, e de 28,94 daa a 91 daa. Portanto, o período de formação do fruto do maracujazeiro doce estendeu-se por 91 dias (ALVES et al., 2013).
A poda é importante para controlar o crescimento e estimular a produção de frutos. Dessa forma, faça a poda no inverno, quando a planta estiver dormente. Retire galhos secos ou doentes e corte os galhos laterais, deixando apenas os ramos principais.
Um indicativo da necessidade de se realizar a polinização artificial ou mesmo se é necessário o aumento da população de mamangavas é quando se observa uma grande quantidade de flores caídas no chão do pomar. Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai.
Na falta das abelhas polinizadoras o custo do agricultor aumenta, pois, o método de polinização manual deve ser incrementado. Quando a flor não é polinizada não ocorre a formação do fruto, que ocasiona o abortamento floral (Figura 2).
A montagem de abrigo de abelhas e a disponibilização de ni- nhos-armadilha são estratégias importantes para atrair mamangavas para as áreas de cultivo de maracujá-amarelo.
Quando os dedos estiverem amarelados, repletos de grãos de pólen, passe-os levemente nos estigmas de outras flores, de diferentes plantas. Repita o procedimento quantas vezes se fizer necessário (sujar os dedos com pólen de flores de diferentes plantas) (Figura 1).
Qual o nome do besouro que poliniza a flor do maracujá?
A Broca-do-Maracujazeiro ocorre mais frequentemente em plantios novos, localizados em áreas recém-desmatadas, na periferia da plantação e próxima à vegetação nativa. Conhecido também como Praga do Girassol, esse besouro se esconde no interior das folhas, durante o dia, alimentando-se à noite.
Quanto tempo leva um pé de maracujá para dar frutos?
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Quando você planta nos meses mais próximos do verão, em apenas 4 meses a lavoura já começa a apresentar alguns frutos e um pé pode produzir até dois quilos de maracujá. Os frutos que caem no chão e não foram danificados também podem ser utilizados.
As espécies de abelhas popularmente conhecidas como mamangavas-de-toco, do gênero Xylocopa, são os principais polinizadores do maracujazeiro. Essas abelhas são facilmente percebidas pelos agricultores ⎯ as fêmeas geralmente são de cor preta e os machos são amarelados ou alaranjados.
A fruta do maracujá só aparece após a polinização, trabalho que é realizado pelas mamangavas, capazes de trocar o pólen entre os maracujazeiros. Na ausência do inseto, a polinização pode ser feita manualmente, logo após a abertura das flores, o que acontece geralmente por volta das 11h nos períodos quentes.
A transferência de pólen pode se dar por meio de seres vivos que transportam o pólen (fatores bióticos), como insetos (abelhas, vespas), aves e mamíferos (morcegos) ou por meio de fatores ambientais (abióticos), como vento e água. A polinização por animais é denominada zoofilia.
A colocação de pedaços de madeira seca e pouco apodrecida no pomar também é uma prática recomendada, como o plantio de ipê de jardim, Crotalaria e plantas do gênero Cássia e outras com flores atrativas, com o objetivo de fornecimento de alimento às abelhas mamangavas quando o maracujazeiro não estiver florindo.
As mamangavas-de-toco recebem este nome por construírem seus ninhos em madeira morta, ramos secos de árvores, mourões de cerca ou em cavidades de bambu.
Montar uma espaldeira: a planta do maracujá é uma espécie de trepadeira, logo, é necessário um apoio. No sistema de espaldeira, estacas de 2,5 metros de altura (50 centímetros delas enterradas no solo) são fincadas a cada cinco metros para proporcionar apoio a arames no topo dos mourões, que vão segurar as plantas.
Apesar de essa ser uma espécie de flores hermafroditas (que têm a parte masculina e feminina na mesma planta), ela precisa de outro maracujá para dar frutos, Isso acontece porque o maracujazeiro criou um mecanismo para impedir que suas próprias flores o fecundem - uma esperteza da natureza para aumentar a diversidade ...
Uma das principais causas. é a falta da polinização correta. A polinização é feita através de insetos polinizadores, como o mangangava. Quando isso não ocorre, você pode fazer a polinização manual, é muito eficaz, isso vai te dar certeza. de uma boa produção e excelentes frutos.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
A polinização artificial apresenta a vantagem de produzir frutos em maior quantidade, de maior tamanho e de melhor formato. Com seu uso, pode-se aproveitar melhor a primeira florada, manejar e escalonar a colheita dos frutos, polinizando as flores das partes mais baixas da planta (GUIRADO, 1992).