O atacante brasileiro Pelé, um dos jogadores mais conhecidos do esporte, também considerava difícil a manobra e afirmou ter marcado apenas algumas vezes gols de bicicleta em seus 1 283 feitos durante a carreira.
“Era muito melhor que Pelé”, afirmam aqueles que tiveram o privilégio de ver Leônidas da Silva jogando. Leônidas, o Diamante Negro, nasceu no Rio de Janeiro em 1913, e foi um dos maiores goleadores do futebol brasileiro.
Nesta terça-feira, em Turim, na Itália, o Real Madrid venceu a Juventus por 3 a 0 no jogo de ida das quartas da Champions League, com um atuação antológica do astro português. Foram dois gols - um deles de bicicleta - e uma assistência para Marcelo.
O ídolo máximo do esporte é conhecido, entre outros feitos, por ter passado da marca dos mil gols. Em um perfil de 2015 do tricampeão mundial intitulado "O Rei do Futebol", no site da organização, é afirmado que o milésimo gol de Pelé foi marcado em 1969, no Maracanã, de pênalti.
Quem foi o primeiro jogador a fazer um gol de bicicleta?
A Música do Dia
O jogador Leônidas da Silva, que nasceu no dia 6 de setembro de 1913, foi um dos maiores jogadores de futebol do início do século passado e ficou conhecido como Diamante Negro. Ele inventou o gol de bicicleta e inspirou o chocolate que ainda hoje adoça a boca de quem nem sabe quem é Leônidas...
Em qualquer lista cujo tema seja futebol, o Rei não poderia ficar de fora. Dentre os mais de 1000 gols marcados por Pelé, 70 deles foram de falta: seja pelo Santos, pelo New York Cosmos ou pela seleção brasileira, o craque máximo do futebol mundial provavelmente já balançou as redes contra seu time.
Ao todo, segundo o Sofascore, Calleri marcou 13 gols de cabeça em 73 jogos disputados pelos Brasileiros de 2022, 2023 e 2024. O argentino lidera o ranking com sobra, já que a segunda colocação fica com o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, e com o atacante Germán Cano, do Fluminense, empatados com oito tentos.
O goleiro do Atlético-CE, John Wilquer, marcou um gol de bicicleta nos minutos finais, garantindo o empate da equipe diante do Potiguar em 1 a 1 no Estádio Edgar Borges Montenegro, neste domingo (21).
A jogada foi executada pelo Diamante Negro com a camisa do Bonsucesso, em partida contra o Carioca, em 1932. Imagem mostra um gol de bicicleta de Leônidas da Silva.
O primeiro gol de cabeça feito por um jogador no futebol brasileiro teve como autor um alemão que defendia um dos times de sócios do Grêmio contra outro time de sócios, uma espécie de ""equipe B". A façanha é narrada pelo jornalista e escritor Ruy Carlos Ostermann no livro ""Até a pé nós iremos".
Mas, na contagem de jogos oficiais realizada pela Fifa, ninguém atingiu os quatro dígitos, e a liderança da lista é de Cristiano Ronaldo, à frente de Pelé, Romário, Túlio Maravilha, Gerd Muller, entre outros craques do futebol mundial.
3. Josef Bican - 805 gols. Há quem diga que esta lenda, de nacionalidade austríaca e tcheca, que atuou entre 1931 e 1956, é o maior artilheiro de todos os tempos (com mais de 1400 gols no total e mais de 800 em jogos oficiais), mas os dados, até mesmo dos 805 gols listados pela RSSSF, nunca foram comprovados.
Messi já chegou a 838 tentos* marcados em incríveis 1.069 jogos, média de 0,78 gols por partida. Cristiano Ronaldo, por sua vez, tem mais gols do que seu grande rival, mas com média inferior. Ao todo, o português balançou as redes 897 vezes* em 1.235 partidas, com média de 0,72 gols por jogo.
Na corrida pela artilharia geral no duelo entre a dupla, quem leva a melhor é Cristiano Ronaldo. Antes da Eurocopa e da Copa América 2024, o português de 39 anos de idade, que hoje atua pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, já marcou 895 vezes, contra 835 gols de Messi, atual atacante do Inter Miami.
Para uma bicicleta legítima, o jogador deveria estar de costas para o gol e fazer movimentos com as duas pernas, uma lançada ao alto e em seguida a outra golpeando a bola, se assemelhando a uma pedalada. Daí o nome de “bicicleta”.
Essa bike do Cr7 e essa narração do André Henning 🤩🤩🤩 Obs:Foi esse gol de bike que fez a Juvetus levar o Cr7 para a Itália 💥 #futebol #football #cr7 #andrehenning #cristianoronaldo #juventus #realmadrid #narrador #narracao.
O argentino marcou nada menos que 838 gols entre Barcelona, PSG, Argentina e agora Inter Miami. Enquanto atuou pelo Barcelona, ele marcou 672 gols oficiais, números que colocaram o argentino como maior artilheiro de um único clube, considerando jogos oficiais, na história do futebol.