Quem foi a esposa escolhida por deus para Salomão?
Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.
A Bíblia ainda cita uma mulher de Suném como o grande amor de Salomão, convencionando a chamá-la de Sulamita. A personagem de Barbara Reis também traz elementos desta figura, que foi a preferida entre as mais de 300 esposas e 700 concubinas do rei.
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
A HISTÓRIA DE NAAMÁ: SAIBA QUEM FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE SALOMÃO
O que aconteceu com Abisague na Bíblia?
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Após o nascimento de Roboão, Abisague descobre que Naamá e Salomão se casaram e tiveram um filho. O rei de Israel conta que a partir deste momento não foi mais possível esconder o seu relacionamento com a sulamita: "Foi ali, quando a verdade apareceu, que aquilo que eu procurei evitar se tornou inevitável".
Abisague (Barbara França) é o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis. Ela realmente é citada na Bíblia Cristã como uma das concubinas mais próximas de Davi (Petrônio Gontijo), passando a acompanhar o filho dele após a sua morte.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu. Agora, os fãs da série vão descobrir como esta morte vai impactar a amonita e Salomão (Guilherme Dellorto).
Abisague se casou com Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
Filho de Salomão é humilhado pelo povo. Roboão (Henrique Camargo) vai se aproximar do pai, Salomão (Guilherme Dellorto), nos últimos capítulos de Reis. O filho de Naamá (Ingrid Conte) finalmente vai perdoá-lo por tê-lo abandonado.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Quem é Abisague? Abisague é uma jovem de origem sunamita que chamou a atenção de Davi (Petrônio Gontijo) já na velhice. Ela foi cobiçada por Adonias (Brunno Daltro), que abusou até mesmo da conhecida paciência de Salomão.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
No sepultamento de Abisague, Salomão sofre com a morte da israelita e relembra os últimos momentos com ela. A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu.
Abisague entra em trabalho de parto. Salomão fica sabendo que sua esposa egípcia está fazendo rituais em Israel. Agur trai Evelyn com Ashira. Nebset decide ir embora de Israel.
Abisague é mencionada no Antigo Testamento, mais precisamente nos livros de Samuel. Ela foi uma sunamita escolhida para cuidar do rei Davi em sua velhice. Seu papel vai além do simples cuidado físico, e sua presença na corte de Davi tem implicações profundas.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
O amor de Abisague (Barbara França) e Salomão (Guilherme Dellorto) rendeu frutos, como é possível ver em Reis — A Sucessão, nas cenas do futuro em que o israelita aparece com as filhas Tafate (Oli Bela) e Basemate (Joana Freymuller) e o herdeiro mais velho Roboão (Henrique Camargo).
Ela é realmente citada nos textos sagrados por esse nome como uma das concubinas de Davi (Petrônio Gontijo). O grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) também é mencionado nas escrituras como "sulamita" --em referência à origem, a vila de Suném.
Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague. Ele pediu para Bate-Seba fazer o pedido a Salomão, e ele recusou, dizendo que ela deveria pedir que ele desse o reino a Adonias. Quem o apoiou na tentativa de ser rei foi Joabe e Abiatar.