A Mulher de Ló é uma personagem bíblica do Antigo Testamento que ficou conhecida na Bíblia por ter sido transformada em uma estátua de sal. A Bíblia não diz nada sobre sua vida pessoal, exceto que foi casada com Ló, sobrinho do patriarca Abraão, nem mesmo o nome dela é conhecido.
Desesperada, a família de Ló deixa Sodoma após o conselho dos anjos. Durante a fuga, Ayla descumpre a ordem de não olhar para trás e vira estátua de sal.
Mas a mulher de Ló olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Naquela manhã, Abraão levantou-se de madrugada e foi até o lugar onde tinha estado diante do SENHOR. Dali olhou para Sodoma e Gomorra e para a campina e viu fumaça subindo da terra, como de uma grande fornalha.
Jacó caminhava e estava tão cansado e preocupado que não tinha nem mesmo onde dormir, por isso, quando estava exausto, dormiu sobre uma pedra, como travesseiro, no meio do caminho (v. 11). Jacó havia recebido a bênção de seu pai Isaque (Gênesis 28.3,4), mas agora receberia a bênção do próprio Deus (Gênesis 28.14).
A história da mulher de Ló está intimamente ligada à desobediência de seu marido e à destruição de Sodoma e Gomorra. De acordo com o livro de Gênesis, Ló, um sobrinho de Abraão, vivia em Sodoma com sua família. Ele era um homem justo, mas sua esposa e filhas não compartilhavam da mesma integridade moral.
A HISTÓRIA DA MULHER DE LÓ QUE VIROU ESTÁTUA DE SAL
Qual foi o pecado da mulher de Ló?
Ela desobedeceu a ordem expressa pelo Senhor através de seus mensageiros. Ela preferiu deixar de olhar para frente e contemplar a salvação de sua vida, para olhar para trás e contemplar destruição e a morte.
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, com ele tiveram relações íntimas. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
Infelizmente, Ló não agradeceu o livramento de Deus e outra vez fez a escolha errada, voltou com sua família para Sodoma. O fim da história de Ló termina com um registro muito triste de uma relação incestuosa dele com suas filhas. Pais que fazem escolhas erradas influenciam os filhos aos padrões mundanos (Gn 19.30-38).
O que aconteceu com a estátua de sal da esposa de Ló?
Foram destruídas por Deus porque o pessoal era muito liberal no sexo, além de tratar mal os estrangeiros. Só escaparam Ló e suas duas filhas, já que a esposa de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.
E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e foi até o lugar onde havia falado com Deus, o SENHOR.
O sentido da frase “olhou para trás” é de que ela “estimou, considerou, prestou atenção.” Em outras palavras, após ser arrastada de sua vida de auto-foco e ser colocada num novo caminho de liberdade, a mulher de Ló olhou para trás com desejo e saudades de seu passado.
A esposa de Ló perdeu sua vida por olhar para trás. O que você está perdendo por viver presa àquilo que o Senhor já lhe tirou? Quando estamos em Cristo, o passado não é ignorado, mas deixa de ser uma prisão, assim podemos nos arrepender, aprender, e caminhar em direção ao lugar que Deus nos chama a estar.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Porém, a mulher dele ainda não havia se conformado. com o fato de deixar tudo para trás. e seguir uma nova vida. Ela resolveu olhar para trás e em instantes, ela se tornou uma estátua de sal, mostrando que. ela estava presa a tudo que havia nessa cidade, mas que com a destruição, a única coisa que ficaria era o sal.
Quem põe a mão no arado, precisa olhar para frente, focar sua meta. Se olhar para trás não será bem-sucedido no que faz. Semelhantemente, se queremos servir ao Senhor, a opção de olhar atrás não deve existir, uma vez que quem assim procede não é considerado “útil” para o Reino de Deus.
Ocupava uma área aproximadamente circular no vale inferior do mar Morto, actualmente submerso pelas suas águas salgadas. A região é chamada em hebraico de Kikkár que significa "bacia". A pequena península na margem oriental do mar Salgado é chamada em árabe de El-Lisan, que significa "a língua".
Ló, o sobrinho de Abrão, vivia em Sodoma e por isso também foi levado como prisioneiro. E levaram também tudo o que era dele. Mas um homem escapou e foi contar tudo a Abrão, o hebreu, que morava perto das árvores sagradas que pertenciam a Manre, o amorreu.
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
MONTE SODOMA, Israel (Reuters) - Pesquisadores israelenses afirmaram ter descoberto a maior caverna de sal do mundo perto do local árido em que, segundo a Bíblia, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal.
Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: ― Depressa! Leve daqui a sua mulher e as suas duas filhas, ou vocês também serão exterminados quando a cidade for castigada.
Eles se separaram porque enriqueceram e estava havendo contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló (veja em Gênesis 13:7). Para resolver o problema, Abrão propõe que eles se separem, indo cada um para um lado (Gn 13:8). Abrão deixa que Ló escolha pra onde quer ir (Gn 13:9).
Ele chegará a oferecer as próprias filhas para evitar que os anjos sejam estuprados pelos sodomitas na novela bíblica da Record. Os seres angelicais serão enviados por Jesus (Dudu Azevedo) até o reino de Bera (Charles Paraventi) para confirmar se os rumores sobre a cidade do pecado são verdadeiros.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Assim, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami.