Ela era prima em segundo grau de Bento Gonçalves da Silva, mas muitas vezes era confundida como sua sobrinha. Ela ficou conhecida como “a noiva de Garibaldi” 💑, por ter se apaixonado pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que a mencionou em suas memórias.
Manuela ainda tinha esperanças de que Garibaldi voltasse pois Anita era casada. Mas logo veio a notícia de que Anita estava grávida, e esse era a única circunstância que faria com que Manuela desistisse de Garibaldi.
Legenda da foto, Annita Garibaldi Jellet, jurista, historiadora e bisneta de Giuseppe e Anita Garibaldi. Durante os quatro anos em que lutou na Revolução Farroupilha, Garibaldi foi capturado e torturado, sofreu um naufrágio e conheceu aquela que seria o amor de sua vida, Anna Maria Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi.
Hoje, 30 de agosto de 2021, celebra-se o bicentenário do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, ou Anita Garibaldi, que ficou conhecida especialmente por sua luta na Guerra dos Farrapos e, muitas vezes, é lembrada de forma atrelada ao seu parceiro, o italiano Giuseppe Garibaldi.
Nasceu em uma família pobre e casou-se duas vezes em sua vida. Seu último marido foi o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, com quem passou o resto de sua vida. Anita Garibaldi gerou quatro filhos, falecendo quando estava grávida do quinto.
“NA VIDA REAL, MANOELA ACABOU SOLITÁRIA E SENIL, CONHECIDA NOIVA DE GARIBALDI” - LETÍCIA W.
O que aconteceu com Anita e Garibaldi?
Na Itália, num dia frio e com perseguidores por toda a parte, morria Anita Garibaldi, em 4 de agosto de 1849. Ela foi uma heroína e revolucionária, juntamente com o seu companheiro italiano Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a durante a Revolução Juliana.
No dia 08 de março de 1848, numa quarta-feira, chegava a Nice, cidade natal de Giuseppe Garibaldi, a brasileira Anita acompanhada de seus três filhos: Menotti, Ricciotti e Teresita.
E foi no período que ele esteve em Laguna que Anita o conheceu. Os relatos contam que Giuseppe avistou Anita quando ela passeava com algumas amigas por Laguna. Posteriormente ele conseguiu encontrá-la ao ser convidado para um café na casa de um habitante da cidade, e uma das pessoas presentes era Anita.
Ela foi uma mulher de grande beleza e também uma defensora das tradições gaúchas 🤠. Ela viveu a Revolução Farroupilha do início ao fim, e guardou cartas 💌 e poemas 📜 de Garibaldi até o fim de sua vida. Ela é uma figura de importância cultural e histórica para o Rio Grande do Sul 🇧🇷🌟
O tormento de Maria Manuela, a mulher que morreu no quarto incendiado pelo filho. O 'Doa a Quem Doer' desta semana revela o testemunho de um vizinho que descreve o cenário de violência constante que Bruno exercia sobre a mãe, de 68 anos, que morreu após o filho incendiar o quarto.
Devido à oposição dos pais, Garibaldi raptou-a, indo regularizar o casamento em 26 de março de 1842, no Uruguai. Tornou-se uma companheira destemida do esposo, participando em seus combates, lutou pela unificação e libertação de Itália. Mais tarde viu-se sitiada pelas forças legalistas, conseguindo fugir.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Manuela de Paula Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves, foi isolada durante a revolução Farroupilha em uma estância da família, onde ficou segura da guerra. Foi nesse espaço que conheceu e enamorou-se do revolucionário Guiseppe Garibaldi e foi correspondida.
Garibaldi casou com Francesca, em 26 de janeiro de 1880, após 14 anos de convivência e uma árdua batalha judicial para anular o casamento anterior, com a marquesa Giuseppina Raimondi. A união durou até a morte de Garibaldi, em 1882.
Essa mulher desejada será Anita, a quem, no primeiro contato, Garibaldi dirige a seguinte frase: “Virgem, tu hás de pertencer-me um dia!” (VARZEA, 2003, p. 183).
Em 1931, o governo italiano conseguiu que os restos mortais de Anita fossem sepultados no Gianicolo, em Roma, juntamente a um monumento construído em sua homenagem, onde é representada montada em um cavalo, que foi inaugurado em 1932.
A República Juliana foi considerada um braço da Revolução Farroupilha e ficou conhecida historicamente como um estado que pertenceu à Santa Catarina, oficializou-se a 24 de julho de 1839 - advindo daí o nome “Juliana” - e findou-se em 15 de novembro de 1839, durante um ataque violento a Laguna, durante o qual os seus ...
Depois, Anita rumou à Itália, onde Menotti cresceu, construiu carreira como militar e político e morreu em 1903. O primogênito dos Garibaldi nunca voltou a pisar na terra onde nasceu, mas deixou rastros que ainda marcam a região.