Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação.
Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)
“Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.” (Números 12.3) “Sou manso” (Jesus em Mateus 11.29) O grande profeta da antiga aliança e o grande profeta da nova aliança são mansos.
Ora, Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época. Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Now the man Moses was very meek, above all the men which were upon the face of the earth.)
Moisés intercede e suplica pela compaixão de Deus. Ele pede para que o Senhor se arrependa da sua ira! (32.12). E Deus se arrependeu “do mal que ameaçara trazer sobre o povo” (32.14).
"O Que Significa Ser Humilde?" - Gabriel Junqueira
Quem foi mais humilde na Bíblia?
Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação. O que ela nos ensina, entretanto, é que a Torá foi ditada a Moisés pelo Criador.
Jó teve que ter muita paciência quando seus 'amigos' não entendiam que era uma provação, mas acreditavam que ele havia feito algo de errado. Pensa, além de sofrer escutar o tempo todo que você fez algo errado. Haja paciência!
Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.
Um dos frutos da humildade é a magnidade, o vôo do espírito, da nossa alma, para as coisas grandes, não quanto ao luxo, mas enquanto aos valores, voltado para as coisas de Deus.
Eis como Deus mesmo realizou sua Palavra: aquele que se humilhou será exaltado. Doravante, ser humilde significa algo muito simples: Ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (cf Fp 2:5), comportar-se como Jesus se comportou.
A motivação de Jesus era a vontade de Deus. Percebe-se nos Evangelhos que Jesus fazia tudo para cumprir a vontade de Deus. Fazia e ensinava do mesmo modo. Por isso, em algumas ocasiões, ele afirmou aos discípulos que iria para Jerusalém e lá seria preso e morto, mas ressuscitaria ao terceiro dia.
(I Crônicas 4.9-10) Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabes orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras.
Jacó não viu o todo poderoso Espírito, mas somente uma manifestação que, nessa ocasião, Deus houve por bem revelar. E isso deu a Jacó o direito de dizer que “viu a Deus”, assim como nos, por exemplo, dizemos que vemos a eletricidade, quando um raio corta o céu.
A história de Jó, um homem justo, fiel e paciente, está presente na tradição oral de povos do Oriente Médio há cerca de 4 mil anos. Em algum momento entre o século 6 e 5 antes de Cristo, contudo, esta história foi redigida em hebraico, na versão que está presente até hoje no Antigo Testamento da Bíblia.
Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, sacrificou a Deus, e a deidade mais tarde lhe apareceu num sonho, perguntando-lhe o queria dele. Salomão pediu sabedoria.