Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.
Joana I (Toledo, 6 de novembro de 1479 – Tordesilhas, 12 de abril de 1555), também conhecida como Joana, a Louca, foi a Rainha de Castela e Leão de 1504 até sua morte e também Rainha de Aragão a partir de 1516.
Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.
A partir de uma análise arqueológica da loucura Foucault afirma que a psiquiatria é a racionalização de um processo de dominação do louco. O conceito de loucura enquanto doença mental passa de abstrato para a concepção de indivíduo como corpo ou espírito/ mente doente.
O declínio mental que levou a mãe de D. João 6º e avó de D. Pedro 1º a ficar marcada na história como "A Louca" foi influenciado pela morte do filho José, herdeiro da coroa portuguesa. Dois meses depois, ela ainda perderia pela doença - em um intervalo de semanas - a filha, o genro e o neto.
Maria Berklian, a chamada “rainha do Brasil”, nasceu em 1938 e, aos 85 anos, faz inveja a muitos influencers que colocam até a vida em risco para conseguir notoriedade e seguidores.
Dom João VI morreu apresentando convulsões e sintomas gastrointestinais. Esse poderia ser o resultado da cadeia patológica de determinação genética, acentuada pelo estilo de vida inapropriado, obesidade e/ou envenenamento.
Tradicionalmente, dá-se o nome Viradeira à reação ao governo do Marquês de Pombal logo após a subida ao trono de D. Maria. Mas, na verdade, esta política não foi mais além do que da reabilitação da nobreza atingida pelo Marquês.
Foi acusada de orgias em Versalhes, do envio de milhões em dinheiro para a Áustria, de tramar o assassinato do duque de Orleans e de orquestrar o massacre dos guardas suíços. No entanto, a acusação mais infamante foi a de ter abusado sexualmente de seu filho.
A insatisfação da burguesia com os privilégios da nobreza e do clero e a insatisfação popular com a pobreza e a crise econômica do país deram início a um grande ciclo revolucionário na França. A Revolução Francesa mudou radicalmente a vida de Maria Antonieta e Luís XVI.
Posteriormente ela foi transferida para a prisão do Palácio da Cidade e lá enfrentou um processo de alta traição. O julgamento foi entendido como de fachada e condenou Maria Antonieta à morte na guilhotina por alta traição à França, sendo guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793, mais precisamente às 12h15min.
Reis Católicos foi a denominação que recebeu o casal composto pela Rainha Dona Isabel de Castela e o Rei Dom Fernando II de Aragão. Concretizaram a união dinástica entre os dois reinos ibéricos, criando a Monarquia Católica, que em 1512 passaria a ser conhecida por Monarquia de Espanha.
A rainha Maria I da Inglaterra reinou de 1553 a 1558. Filha única de Henrique VIII da Inglaterra (r. 1509-1547) com Catarina de Aragão (1485-1536), ela restaurou o catolicismo na Inglaterra e sua perseguição aos protestantes granjeou-lhe a alcunha de 'Bloody Mary' (Maria Sangrenta).
Isabel I (Madrigal de las Altas Torres, 22 de abril de 1451 – Medina del Campo, 26 de novembro de 1504), apelidada de "Isabel, a Católica", foi a Rainha de Castela e Leão de 1474 até sua morte, além de Rainha Consorte de Aragão a partir de 1479 e Imperatriz titular do Império Bizantino de 1502 até sua morte.
Maria I vai contrariada para o Brasil e agrava do seu estado de saúde mental. Com a derrota de Napoleão em 1815 a família real ainda continuava no Brasil. Sempre incapacitada, morreu na cidade do Rio de Janeiro no Convento do Carmo após oito anos vividos no Brasil.
Maria I para disseminar a ideia de que ela seria uma rainha louca e, portanto, sem condições de governar. Ela possuía todos os sintomas do que hoje sabemos ser a depressão. Entretanto, como a doença era desconhecida na época, os tratamentos que lhe foram administrados eram ineficientes para de fato tratar sua doença.
Maria-louca é uma aguardente fabricada em Casas de Detenções. Foi citada pela primeira vez no livro Estação Carandiru. É produzida secretamente nos presídios brasileiros pelos presos neles contidos. A fabricação envolve elaborados processos de fermentação e destilação.
A Loucura é um problema de ordem psiquiátrica que implica numa disfunção psíquica. A loucura vem de questões genéticas como a esquizofrenia como também através de uso de substâncias químicas que podem levar a desenvolver um transtorno mental. Filosofar não trás adoecimento mental.
Até o início do século passado, a doença era bastante incompreendida e os pacientes eram tidos como loucos, colocados em sanatórios. Com o avanço da ciência e dos estudos sobre o quadro, surgiram remédios que gradualmente foram tornando melhor a qualidade de vida dos pacientes.