A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
O rei Davi já estava muito idoso e, por mais cobertores que pusessem sobre ele, não se aquecia. Então seus conselheiros lhe disseram: “Vamos procurar uma jovem virgem para servi-lo e cuidar do senhor, o rei. Ela se deitará em seus braços e o manterá aquecido”.
O que aconteceu com Abisague, concubina do rei Davi?
Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida.
Veja o que acontece nos capítulos de 11 a 15 de setembro na produção da RecordTV. Nos próximos capítulos de "Reis", exibidos na semana entre 11 a 15 de setembro, Abisague (Bárbara França) é escolhida como a nova concubina de Davi (Petrônio Gontijo). Mas a decisão da moça vai cair como uma bomba no palácio.
QUEM FOI ABISAGUE NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DA JOVEM SUNAMITA QUE AQUECEU DAVI
O que aconteceu com Hagite, esposa de Davi?
Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Ator relata transformação da relação do rei de Israel com Deus após a perda da amada. A estreia de Reis — A Decadência revelou ao público a morte de Abisague (Barbara França) no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte) em uma sequência tensa e emocionante.
Após o nascimento de Roboão, Abisague descobre que Naamá e Salomão se casaram e tiveram um filho. O rei de Israel conta que a partir deste momento não foi mais possível esconder o seu relacionamento com a sulamita: "Foi ali, quando a verdade apareceu, que aquilo que eu procurei evitar se tornou inevitável".
Abisague revela a Salomão ter sido ameaçada por Rezom no Egito. O mercenário sírio exigiu que a jovem se afastasse do rei de Israel e fingiu manter Naamá e Roboão reféns. No entanto, o plano foi compactuado pela amonita.
Jônatas amou Davi como à sua própria alma. A palavra usada aqui é אַהֲבָה, de אָהֵב. Esta palavra é normalmente associada em traduções com a palavra amor e, pode estar ligada tanto ao amor como afeição, quanto como atração, ou como um cuidado amoroso entre amigos, ou ainda como um amante mesmo.
Abisague se casou com Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
A jovem encontrada foi Abisague. De fato, ela cuidava de Davi e o servia, porém não foi tomada por ele (I Reis, 1:1-4). Após sua primeira aparição, no início do Primeiro Livro de Reis, o filho de Davi, Adonias, ante a debilidade do pai e prevendo sua morte, levanta-se para reivindicar o trono para si e proclama-se Rei.
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
O que acontece com Abisague? De acordo com os registros bíblicos, não há informações de que Abisague foi violentada durante a visita de Salomão ao Egito. A novela, porém, já romanceou diversas passagens --aproximando-a do protagonista quando, historicamente, ela foi apenas mais uma serva do rei.
O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso. Para piorar a situação, a amonita ainda vai ter que lidar com o assédio de Rezom (Nando Rodrigues) no folhetim de Cristiane Cardoso.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
O amor de Abisague (Barbara França) e Salomão (Guilherme Dellorto) rendeu frutos, como é possível ver em Reis — A Sucessão, nas cenas do futuro em que o israelita aparece com as filhas Tafate (Oli Bela) e Basemate (Joana Freymuller) e o herdeiro mais velho Roboão (Henrique Camargo).