o germinar do trigo. Antigo nomecananeu do primeiro mês do ano sagrado dos hebreus, sendo o sétimo do civil; foi no dia 15 desse mês que partiu do Egito o povo de israel (Êx 13.4). Para comemorar esta libertação, foi a lua da Páscoa, mais tarde, considerada o princípio do ano judaico (Êx 12.2).
O primeiro mês do calendário religioso e o sétimo do calendário civil era Abibe (Nissan). Provavelmente, o calendário lunissolar foi adotado pelos judeus a partir do calendário grego, antes dos judeus serem dominados pelos gregos.
Abibe é o nome dado ao primeiro mês do calendário religioso judaico, que corresponde aproximadamente aos meses de março e abril no calendário gregoriano. Esse termo é mencionado no livro de Êxodo, capítulo 13, versículo 4, onde Deus instrui Moisés sobre a celebração da Páscoa.
Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.
Observação: na época de Moisés, quando foi instituído, o ano começava no mês de Abib/Nisan, que corresponde mais ou menos aos nossos meses de março/abril.
Nissan (em hebraico: נִיסָן, do acádio nisānu, do sumério nisag, "primeiros frutos") é o primeiro mês de 30 dias do calendário judaico religioso (sétimo mês do calendário civil), que se inicia com a primeira Lua Nova da época da cevada madura em Israel.
13 E quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como de brasas de fogo ardentes, como uma aparência de lâmpadas; o fogo corria por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos; 14 E os seres viventes corriam, e retornavam, à semelhança dos relâmpagos.
Ezequiel foi um sacerdote que estava entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor em aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).
Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico. O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.
Pelo calendário judaico, estamos no ano 5784. E, de acordo com ele, o Ano Novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei. Há, na verdade, quatro calendários diferentes no judaísmo, incluindo um dedicado às árvores.
o germinar do trigo. Antigo nomecananeu do primeiro mês do ano sagrado dos hebreus, sendo o sétimo do civil; foi no dia 15 desse mês que partiu do Egito o povo de israel (Êx 13.4). Para comemorar esta libertação, foi a lua da Páscoa, mais tarde, considerada o princípio do ano judaico (Êx 12.2).
O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar há mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
Os querubins, segundo a visão que Deus deu a Ezequiel, referida na Bíblia, é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia. Assim como, ficam logo abaixo de Deus e seus corpos estão completamente cheios de olhos (Ezequiel, capítulo 10).
Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.
Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).
Jerusalém, a capital de Israel (788 100 habitantes) tem sido o centro da vida nacional e espiritual do povo judeu desde que o rei Davi a transformou na capital do seu reino há 3 mil anos.
É um mês profundamente conectado à festa judaica da Páscoa, um tempo de lembrança e gratidão pela libertação e liberdade. Em Nissan, somos lembrados da jornada dos israelitas da servidão no Egito ao limiar da Terra Prometida — uma jornada da opressão para a libertação.
Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr do sol, o Chanucá começa no 25.º dia. Uma Chanukiá, um menorá de nove braços. Celebração da reedificação do Segundo Templo em Jerusalém na época da Revolta dos Macabeus contra o Império Selêucida.