Há exatamente 30 anos, no dia 12 de dezembro de 1993, o São Paulo se sagrava bicampeão mundial. Em uma final contra o poderoso Milan de Baresi e Maldini, o time comandado por Telê Santana, contrariando as previsões mais uma vez, venceu por 3 a 2, conquistou o planeta no Japão.
O Tricolor foi campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2005, com vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, e da Copa Intercontinental em 1992 e 1993, vencendo Barcelona e Milan, respectivamente. Aliás, a vitória por 3 a 2 sobre os italianos na segunda final completa 30 anos em 12 de dezembro de 2023.
OBS: Em 1993, o Olympique de Marseille campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 1992–93 foi punido pela FIFA por conta de um esquema de manipulação de resultados no Campeonato Francês. Com isso, coube ao vice-campeão europeu (Milan) disputar o certame.
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1993 foi a 38. ª edição do Campeonato Brasileiro e foi o sétimo vencido pelo Palmeiras, que não era campeão havia exatos 20 anos.
O goleiro Dida, os zagueiros Costacurta e Roque Júnior, o lateral Serginho e o meia Seedorf são alguns dos representantes que atuarão pelo clube italiano, enquanto nomes como Zetti, Diego Lugano, Cicinho, Raí, Hernanes, Müller e Amoroso estarão a serviço do São Paulo.
SÃO PAULO 3 x 2 MILAN - FINAL DO MUNDIAL 1993 📺📺 Melhores momentos
São Paulo e Milan 1993 Resultado?
O jogo festivo comemorou os 30 anos do confronto entre os clubes pela final do Mundial Interclubes de 1993, que reunia os campeões da Conmebol Libertadores e da Liga dos Campeões. Naquela ocasião, o São Paulo venceu por 3 a 2 e ficou com o título.
Há exatamente 30 anos, no dia 12 de dezembro de 1993, o São Paulo se sagrava bicampeão mundial. Em uma final contra o poderoso Milan de Baresi e Maldini, o time comandado por Telê Santana, contrariando as previsões mais uma vez, venceu por 3 a 2, conquistou o planeta no Japão.
AC Milan. Tendo conquistado doze títulos durante sua passagem, Rossi detém o recorde de goleiro que ficou mais tempo de levar gols, quando ficou em sua terceira temporada no Milan, a de 1993/94, 929 minutos sem sofrer nenhum tento.
Em 1993, o São Paulo era considerado um dos maiores times do mundo; o Milan, idem. A final do Estádio Nacional do Japão colocou frente a frente Telê Santana e Fabio Capello.
Ao vencer a Milan por 3x2 na final da Mundial de Clubes da FIFA de 1993, o São Paulo conquistou seu bicampeonato da competição, após ter batido o Barcelona no ano anterior por 2x1. Com o título, o tricolor paulista igualava o Santos de Pelé, que também havia conquistado o bicampeonato mundial.
O clube é o mais bem sucedido da Itália com 4 mundiais de clubes, só atrás do Real Madrid Club de Fútbol que tem 8, e também é o segundo time na Europa com mais Liga dos campeões com 7, só atrás também do Real Madrid, que detém o recorde de 15 títulos na competição.
Em uma decisão resolvida nos pênaltis, o São Paulo derrotou o Palmeiras no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e conquistou a Supercopa Rei. O Tricolor fez 4 a 2 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.
Tricolor foi campeão do torneio pela segunda vez em 1993, após bater o Milan. O dia 12 de dezembro é sempre especial para o torcedor do São Paulo. Há 30 anos, o clube conquistava o Mundial de Clubes pela segunda vez em sua história, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, após bater o poderoso Milan, da Itália.
Paolo Cesare Maldini (Milão, 26 de junho de 1968) é um ex-futebolista italiano que atuava como lateral-esquerdo ou zagueiro. Amplamente reconhecido como um dos maiores ídolos da história do Milan, é considerado um dos maiores jogadores italianos e um dos melhores defensores da história.
A Taça Libertadores da América de 1993 foi a 34. ª edição do torneio sul-americano, sendo vencida pelo clube brasileiro São Paulo, que venceu na final o clube chileno Universidad Católica. Com a conquista o clube brasileiro se sagrou bicampeão da competição.
Há exatos 18 anos, no dia 18 de dezembro de 2005, o São Paulo imortalizou sua tradição internacional com a conquista do tricampeonato mundial de clubes. Em um jogo emocionante, marcado pela lendária defesa de Rogério Ceni na cobrança de falta de Gerrard, o Tricolor venceu o Liverpool por 1 a 0 com gol de Mineiro.
O Milan está eliminado da Uefa Champions League de 2023/24. Nesta quarta-feira (13), o clube italiano até fez sua parte, batendo o Newcastle por 2 a 1, no St James' Park, na Inglaterra, mas acabou se despedindo da competição, devido ao empate do PSG com o Borussia Dortmund, na Alemanha.