Célestin Freinet (Gars, 15 de outubro de 1896 – Vence, 8 de outubro de 1966) foi um pedagogo e pedagogista anarquista francês, uma importante referência da pedagogia de sua época, cujas propostas continuam a ter grande ressonância na educação dos dias atuais.
A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.
Freinet priorizava a disciplina e harmonia dentro da sala de aula, por isso, deveria ter constante interação entre aluno e professor, que um poderia aprender com o outro e vice-versa. O que mais chama atenção na pedagogia Freinet é que ele não desprezava a opinião do aluno em nenhum momento de seu aprendizado.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social.
Família Freire: sucessão na cotonicultura | Impulso Gente EP. 45
Quais são os 4 eixos da pedagogia de Freinet?
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti- -lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.
Qual a contribuição de Freinet para a educação infantil?
Em suas obras, Freinet deixa claro que ninguém consegue desenvolver sua aprendizagem sozinho, que o ponto principal a ser trabalhado para este desenvolvimento é a cooperação. Freinet defende a valorização do conhecimento já adquirido por seus alunos, e a importância da mediação professor-aluno.
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
Freinet também idealizou uma escola que fosse centrada na criança, onde o papel do professor seria o intermediar e ajudar a construção de sua personalidade.
Quais são os princípios básicos da pedagogia de Freinet?
O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.
O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida.
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.
Qual era o nome dado por Freinet aos recursos pedagógicos e métodos de ensino que ele desenvolveu?
O francês também criou as “Invariantes Pedagógicas”, as quais eram princípios que deveriam ser sempre levados em conta na educação, independente da época ou do lugar. As “Invariantes” são consideradas os grandes pilares do projeto pedagógico de Freinet.
A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Freinet dava muita importância ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda a atividade escolar, enfatizando-o como forma do ser humano ascender, exercer seu poder. Para Freinet, o aprender deveria passar pela experiência de vida e isso só é possível pela ação, através do trabalho.
Vamos lembrar o criador dos “cantinhos” o Educador Celestin Freinet que dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa, com o objetivo de criar uma nova educação. Freinet criou uma pedagogia do trabalho.
Como as principais ideias de Freinet promoveram mudanças?
As principais ideias de Freinet promoveram mudanças ao possibilitar uma educação mais democrática e participativa, contrastando com a exclusão social da época vitoriana.
As aulas-passeio permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, fugindo de metodologias que mantêm os alunos aprisionados à sala de aula, buscando estratégias pedagógicas que despertem nos estudantes a cooperação e o prazer pelo conhecimento.
Freinet criou várias técnicas pedagógicas, uma delas seria a “aula passeio”, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim no que acontecia fora dela, Freinet idealizava esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.
Freinet defendia que a escola possibilitasse aos educandos um trabalho realizador, considerando trabalho como produção humana, defendida por Karl Marx, que muito o inspirou, especialmente pela ideia do pensamento dialético, difundida também no Partido Comunista Francês, do qual Freinet fez parte e no qual tomou ...
Quais são os pontos de grande relevância para Freinet?
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.