Adolf "Adi" Dassler (Herzogenaurach, 3 de novembro de 1900 — Herzogenaurach, 6 de setembro de 1978) foi um sapateiro e empresário alemão, fundador da empresa de material esportivo Adidas. Deu à companhia o nome de Adidas devido a seu apelido (Adi), junto com as iniciais do sobrenome (Das, Dassler).
Nenhuma das duas empresas é hoje administrada por familiares dos Dassler, mas recentemente o neto de Rudolf, Frank, chegou a trabalhar para ambas. Desde 2007, a Puma tem como acionista majoritário o grupo francês de artigos de luxo PPR, que também é dono da Gucci.
Em 18 de agosto de 1949, Adi Dassler fundou a adidas para criar um diferencial na performance de atletas. Depois de 70 anos, os impactos da marca vão além dos esportes e alcançam os mundos da moda, música, cultura, sustentabilidade e mais.
Rudolf Dassler (Herzogenaurach, 26 de março de 1896 — Herzogenaurach, 27 de outubro de 1974) foi o fundador da marca esportiva Puma AG, irmão do fundador da marca Adidas, Adolf Dassler. Os dois tornaram-se rivais desde cedo, devido à competição entre suas indústrias.
A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.
A guerra dos sapatos: os irmãos inimigos que fundaram a ADIDAS e a PUMA
Quem é mais rico Puma ou Adidas?
Quem é maior Adidas ou Puma? Já a adidas fechou 2022 com US$ 13 bilhões em vendas de calçados e outros US$ 9,1 bilhões de sua linha têxtil. Puma obteve US$ 4.5 bilhões em tênis e US$ 3 bilhões em sua linha têxtil.
Quando a Nike chegou ao mercado, em 1972, a Adidas era a dona do jogo. A origem da Nike remonta a 1964, quando o ex-atleta e jornalista Phil Knight fez seu MBA em Stanford e decidiu importar tênis da japonesa Onitsuka Tiger (atual Asics) e revender em solo americano, em sociedade com seu ex-treinador Bill Bowerman.
Avaliada em US$ 29,8 bilhões (cerca de R$ 147 bilhões), a marca norte-americana perdeu oito posições em relação ao ano passado, mas é a única representante do mundo esportivo entre as 100 primeiras. Principal concorrente da Nike, a Adidas aparece somente na 141ª posição.
O nome "adidas" é uma união entre o nickname de Adolf, Adi, e o início do seu apelido, Dassler. A empresa criada pelos irmãos foi fundada em 1920, porém, foi dividida em 1948, dando origem à Adidas e também à Puma, empresa rival fundada por Rudolf Dassler, irmão de Adi.
Para 2022, a Adidas espera crescimento de 11% a 13% nas vendas, mesmo com as incertezas envolvendo o conflito na Ucrânia e a continuidade nos gargalos logísticos. A Adidas registrou lucro líquido de 202 milhões de euros no quarto trimestre de 2021, alta de 33,6% na comparação anual.
Adolf "Adi" Dassler (Herzogenaurach, 3 de novembro de 1900 — Herzogenaurach, 6 de setembro de 1978) foi um sapateiro e empresário alemão, fundador da empresa de material esportivo Adidas. Deu à companhia o nome de Adidas devido a seu apelido (Adi), junto com as iniciais do sobrenome (Das, Dassler).
Por que a Adidas tem dois símbolos? Quem conhece a marca Adidas, identifica um dos seus produtos logo de cara. As três listras utilizadas pela empresa desde 1949, foram idealizadas por Adi Dassler, fundador da Adidas Company, com a ideia de criar um símbolo que fosse facilmente reconhecido e associado à marca.
Na disputa entre as duas marcas concorrente nos mercados de moda e artigos esportivos, a Nike leva ampla vantagem da Adidas não apenas no lucro obtido com os NFTs, mas também de adoção dos tokens: enquanto a empresa dos EUA já viu 30.447 usuários diferentes adquirirem os seus NFTs, a empresa alemã atingiu 13.498 ...
A Nike foi classificada como a marca de roupas mais valiosa do mundo, com um valor de marca de US$ 31,3 bilhões (queda de 6%), de acordo com a pesquisa Brand Finance Apparel 50 2023 divulgada recentemente pela consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, com sede no Reino Unido.
A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.