A fidelidade sempre foi valorizada nos líderes bíblicos. Os homens tementes a Deus do Antigo Testamento como, por exemplo, Moisés (Hb 3.5), Abraão (Ne 9.8), Davi (1 Sm 22.14) e Daniel (Dn 6.4) foram todos chamados de fiéis. Neemias identificou vários de seus trabalhadores como homens fiéis (Ne 7.2; 13.13).
A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. aos olhos de Deus e dos homens. Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
O seu Filho, Jesus, foi fiel até o fim, entregando a sua vida em resgate pelas nossas vidas. O Espírito Santo quer e pode, ainda hoje, transformar a mim e a você em seus servos fiéis.
Em vez disso, a tradição, apoiada por referências nas escrituras da Restauração, 14 identificou João como o anônimo “discípulo a quem Jesus amava”, que estava presente na Última Ceia, na Crucificação, no sepulcro vazio e na última aparição de Jesus no mar da Galileia.
Quem foi o homem mais fiel a Deus segundo a Bíblia?
Não há um "melhor" entre os 3 homens mais fiéis da Bíblia, pois cada um deles demonstrou uma fé e devoção notáveis a Deus em diferentes contextos. Abraão, Moisés e Daniel são considerados igualmente importantes e inspiradores em sua fidelidade.
A fidelidade em Cristo é segui-lo, e confiar sua vida Plenamente a ele. É um processo de enriquecimento contínuo e indispensável para se ter uma vida cristã.
Qual o versículo na Bíblia que fala que Deus é fiel?
Tu, ó SENHOR Deus, és fiel com os que são fiéis a ti e correto com aqueles que são corretos. Tu és puro para os que são puros, mas és inimigo dos que são maus.
Como cativo em terras estrangeiras, Daniel resolveu, ainda em seus anos de adolescente, ser fiel a Deus. Introduzido no luxuoso salão de banquetes do rei babilônico, ele recusou adorar os ídolos do rei, beber o vinho do rei, ou comer os manjares impuros do rei.
A palavra fidelidade nos dias de hoje remete a “trair ou não trair”. É fiel aquele que não trai seu companheiro afetivo. É uma interpretação razoável do sentido original da palavra fiel, do latim fidelis. É fiel quem preserva suas características originais, é infiel quem trai suas características originais.
Josué tinha que ser forte e corajoso, porque tinha que conduzir todo um exército e liderar o seu povo numa tarefa fundamental que completaria um ciclo na história. Conduzir é mais que mandar, é, antes de tudo, dar condições para que o outro possa seguir o caminho que precisa trilhar.
Tão humano, tão intenso, Pedro prometeu fidelidade absoluta a Jesus e acabou por negá-Lo três vezes, e depois, pelas mesmas três vezes declarou seu amor a Jesus, numa linda e profunda prova de conversão: “Senhor, sabes tudo, Tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 15-17).
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
10 "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. 11 Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?