Pedro, Tiago e João. Aqui chegamos em um nível muito mais profundo de intimidade com Deus. Embora os 12 fossem as pessoas mais próximas de Jesus, vemos na Bíblia que os Seus amigos de verdade eram Pedro, Tiago e João. Onde quer que Jesus fosse eles iam também.
Quais foram as pessoas que tiveram intimidade com Deus?
Conclusão. As vidas desses personagens bíblicos—Abraão, Moisés, Davi, Daniel, Maria e Paulo—demonstram os benefícios profundos de um relacionamento profundo com Deus.
Ser íntimo do Senhor é apresentar-se ou estar diante d'Ele despojado de si mesmo; é desvelar-se, tirar as máscaras; esvaziar-se totalmente; apresentar-se como dependente unicamente d'Ele; sair da hipocrisia para a transparência.
“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava” [Lucas 5.16]. Jesus priorizava sua intimidade com o Pai. Nem a família, nem o ministério, nem seus discípulos mais íntimos, nem sua visão e nem seu alvo maior – a cruz – eram mais importantes que sua vida intima com o Pai.
COMO SER ÍNTIMO DE DEUS ASSIM COMO JESUS - #91 Momento com Deus
Quem era o íntimo de Jesus?
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
Qual o discípulo que tinha mais intimidade com Deus?
São João, o discípulo que se distinguiu pela sua intimidade com Jesus (14, 22-27) diz: “Judas (não o Iscariotes) perguntou: 'Senhor, por que vais mostrar-te a nós e não ao mundo? '. Jesus respondeu: 'Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e o meu Pai o amará.
Quem pode ter intimidade com Deus? "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Sl 25.14.) Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Ninguém se torna amigo do outro só porque se assenta junto durante um culto, em um cinema ou restaurante.
A Bíblia diz: “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êx. 33:11). Moisés manteve um relacionamento íntimo com Deus – tanto que ele seria conhecido como amigo de Deus. Muitas pessoas me disseram que Deus é amigo delas.
A história se torna ainda mais interessante quando contextualizamos que Javé é justamente o Deus judaico-cristão, ou seja, aquele que “sobreviveu” das antigas mitologias medio-orientais para se tornar a divindade única do monoteísmo. Em outras palavras, Asherah seria então a mulher de Deus.
Quem foi o homem que mais agradou a Deus na Bíblia?
Jabes foi a única pessoa na Bíblia que recebeu tudo o que pediu a Deus. (I Crônicas 4.9-10). Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: com muitas dores o dei à luz.
O Evangelho segundo Lucas, em seu capítulo 2, versículos 25 a 32 (Lc 2: 25-32), Simeão era considerado um homem justo e temente a Deus, que através de uma revelação do Espírito Santo, não iria morrer sem antes ver Cristo.
Moisés não dava lugar à carne e por isso se mantinha humilde, contrito, dependendo de Deus como um bebê depende dos pais. Esse é o segredo de quem quer perseverar até o fim. Hoje na igreja, se procurarmos cuidadosamente acharemos pouquíssimos “Moisés”, mas encontraremos muitos “Josués”.
Essa consciência de que não podia se contaminar, de que tinha que se manter longe de tudo aquilo que desagradava a Deus permitiu a Daniel ter um grau de intimidade muito grande com Deus. Por diversas vezes, encontramos que Daniel era alguém “mui amado” por Deus.
Jacó foi enganado e teve que trabalhar 14 anos para casar-se com Raquel, a quem ele amava. Outra lição importante foi o encontro de Jacó com Deus. Ele não mudou apenas de nome, mas teve uma experiência profunda com Deus.
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
Se você busca por intimidade com Deus, seu caminho deve ser silencioso. Isso não impede a realização de cultos, nem da tradicional ida à igreja. Tudo tem seu momento, mas um contato íntimo só pode ser desenvolvido com privacidade, devoção e coração aberto.