A Deusa Íris – A Mensageira dos Deuses Olímpicos. Na mitologia grega, Iris é a deusa do arco-íris, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo. Ela foi muitas vezes representada como a serva, aia e mensageira pessoal da deusa Hera.
Pode voar, driblando os ventos com maestria, bem como usá-las para defesa pessoal também. Além disso, a prole de Íris é muito rápida voando, facilmente comparando-se a filhos de Apolo.
Íris era a personificação do arco-íris e a mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é a mensageira dos deuses para os seres humanos; neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, mas jamais na Odisseia, onde Hermes toma o seu lugar.
Iris possui grandes poderes mágicos, sendo capaz de realizar feitiços complicados sozinha. Ela também possui uma grande quantidade de agilidade e força física, sendo capaz de correr até a parede de cristal vertical, saltar com ele e quebrar o cristal com seu punho.
Íris, deusa do arco-íris e mensageira dos deuses possui fontes escassas e aparições pontuais nos clássicos. A deusa não possui um culto conhecido e nem é muito famosa como deusa olimpiana, pois o deus mensageiro mais conhecido e o deus Hermes.
Íris: A Deusa do Arco-Íris - Dicionário Mitológico - Foca na História
O que significa íris?
A etimologia do termo (grego: íris, íridos) revela sua origem mítica. Mensageira dos deuses, Íris é a correspondente feminina de Hermes e, como ele, é leve, alada, veloz. Tem um véu que se desdobra nos ares e tem as cores do arco-celeste. Simboliza a ligação entre o céu e a Terra, deuses e homens.
Ísis foi uma importante deusa na religiosidade dos egípcios na Antiguidade, sendo considerada a deusa mãe de todos os faraós. A relação dela com os faraós se manifestava de diferentes formas: pelo jeito que era representada e até por outros nomes pelos quais era conhecida.
A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente. Em lugares claros, a íris se contrai, fechando a pupila, diminuindo, desta maneira a entrada da luz e focalizando no centro da retina.
Personalidade: Suas feições são astutas e costumam ser bastante espertos. Possuem um coração equilibrado como o da sua mãe obtendo assim a temperança e verdadeira misericórdia. Tende a cooperar melhor com os que estão á sua volta, e costumam presar pela harmonia de seu circulo social.
O arco íris é um fenômeno natural que simboliza renovação e esperança e é o elemento de ligação entre o céu e a terra. Significado espiritual e bíblico. Esse foi o símbolo utilizado por Deus para representar a sua promessa de não enviar mais nenhum dilúvio.
Ísis é uma deusa que esteve originalmente vinculada com a religiosidade egípcia, mas tornou-se tão popular que passou a fazer parte da religiosidade de outros povos da Antiguidade, como os gregos e os romanos.
Ísis era uma das divindades mais importantes do antigo Egito e frequentemente foi representada com asas de pássaro – daí a teoria, apoiada pelo último estudo, de que o sacrifício de aves era parte importante no culto à deusa egípcia.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Osíris e Ísis eram casados, e juntos foram os primeiros governantes da Terra. Eles ensinaram os homens a como cultivar a terra, e o planeta viveu anos de muita paz e prosperidade, pois o governo do casal era justo e próspero.
Michael Holden - Íris (Chalé 14) Deusa do arco-íris, os filhos de Íris são bastante pacíficos e não desejam o mal para ninguém, possuem uma aura de liberdade que costuma incentivar as outras pessoas, são muito gentis, honestos e compreensivos.
Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.
Aparições. O Chalé de Íris (# 14) foi construído depois de O Último Olimpiano para os filhos semideuses de Íris, a deusa grega do arco-íris. A aparência do chalé é desconhecida.
A íris—área circular e colorida do olho que circunda a pupila—controla a quantidade de luz que entra no olho. A íris permite que entre mais luz no olho (aumentando ou dilatando a pupila) quando o ambiente está escuro e deixa que entre menos luz (diminuindo ou contraindo a pupila) quando o ambiente tiver muita luz.
Aniridia, ou Ausência de Íris é uma doença congênita na qual o olho tem ausência parcial ou total da íris, a parte colorida da estrutura ocular. Essa condição geralmente é acompanhada de outras complicações oculares e as pessoas que sofrem dela têm deficiência visual ao longo da vida.
Trata-se de uma membrana de forma circular com uma abertura central, chamada de “pupila”. A pupila tem uma aparência preta mas é totalmente transparente em olhos normais. A íris funciona como se fosse uma espécie de diafragma de máquina fotográfica.
Considerada uma deusa extremamente poderosa pelos egípcios. Isis, cujo nome significa "trono", demonstrando sua realeza, possui diversas habilidades mágicas, sendo capaz de curar enfermos e fazer mortos voltarem à vida.
Ísis (em egípcio: Aset; em grego clássico: Ἶσις) foi uma das principais divindades na religião do Antigo Egito cuja veneração espalhou-se também para o mundo greco-romano.
Logo, as abelhas se atraíram por ela; Cupido, para espantá-las, atirou suas flechas e elas se transformaram em espinhos. Os egípcios, por sua vez, à deusa Ísis consagrava-se a rosa. Retratada com uma coroa de rosas, sendo considerada a divindade da fertilidade e da maternidade.