Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.
Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).
Jeremias é um dos profetas mais conhecidos do clube dos profetas escritores. Teve vida meio conturbada, por causa de suas denúncias: “ai de mim, minha mãe, pois a senhora me gerou; maldito o dia que nasci”.
Quem Foi Jeremias? A História do Profeta Jeremias na Bíblia
Qual era a profissão de Jeremias o profeta?
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Ele foi, portanto, um homem corajoso, que fez a vontade de Deus e que sofreu profundamente em virtude disso. Porém, Jeremias se mantinha firme, apesar de toda a oposição e perseguição, pois “fazia a vontade de Deus e não a do povo”.
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...
Arrancar e destruir, construir e plantar: a vocação de Jeremias. Convido o leitor para uma viagem ao passado. Uma volta, no tempo, de uns 2600 anos. Primeira parada: Jerusalém, ano 605 a.C.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
“Virá o dia, diz o SENHOR, em que farei por Israel e por Judá todo o bem que lhes prometi. “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra. Nesse dia, Judá será salvo, e Jerusalém viverá em segurança.
O livro de Jeremias é uma poderosa mensagem sobre a necessidade de arrependimento e retorno a Deus. Apesar do julgamento iminente, Jeremias aponta para uma esperança futura na restauração da nação e no cumprimento das promessas de Deus.
Deus disse: — Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque eu não atenderei. Será que você não vê o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
9. Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".
Jeremias tinha medo de ser reprovado pelas pessoas, mas quando Deus olhou para ele viu duas coisas que chamou sua atenção. Veja neste vídeo e tenha a certeza que Deus está com você!
Quantos anos tinha Jeremias quando foi chamado para ser profeta?
Em vez disso, Deus escolheu esse homem de inegável coragem para falar com o povo de Judá, em nome do Senhor – embora eles não quisessem ouvir. Jeremias tinha quase vinte anos de idade quando começou a profetizar, e ele continuou no cargo para o resto de sua vida adulta, cerca de quarenta anos ou mais.
Jeremias: preso no pátio da guarda da casa real. Motivo da prisão: Jeremias profetizou a verdade, mas como a verdade era contra o rei, isso o irritou e mandou prendê-lo.
Jeremias foi um homem que viu muitas aflições (ver Lamentações 3:1). Na verdade, o Senhor o advertiu por ocasião do seu chamado que reis, príncipes, sacerdotes e o povo lutariam contra ele. “Mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo (…) para te livrar” (Jeremias 1:19) prometeu o Senhor.
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Qual era a profissão de Jeremias antes de ser profeta?
Antes de se tornar um grande profeta, a profissão de Jeremias era a de camponês; ele veio de uma família que possuía laços com a religião e o trabalho sacerdotal e, ao mesmo tempo, com o campo e a agricultura.
Qual a idade de Jeremias quando foi chamado por Deus?
Jeremias foi chamado por Deus aos 13 anos de idade; Suas profecias alertavam sobre o juízo divino iminente; Jeremias enfrentou oposição, prisão, perseguição e sofrimento; Sua história continua a inspirar pessoas até hoje.