Existiu uma apóstola próxima de São Paulo que até terá visto a ressurreição de Cristo. Júnia foi quase apagada da História quando lhe mudaram o nome para o de um homem, mas segundo vários académicos a sua importância demonstra que Jesus não discriminava as mulheres.
De acordo com os defensores da ordenação feminina, Júnia(s) figura como mulher entre os apóstolos do primeiro século. Não apenas ela é contada entre os apóstolos, mas é proeminente entre eles.
Júnia era uma apóstola expressiva ou excelente, ou era bem conhecida dos apóstolos? A leitura mais óbvia de Romanos 16:7 é que tanto Andrônico quanto Júnia foram proeminentes ou, talvez, notáveis entre os apóstolos.
O livro dos Atos dos Apóstolos nos conta que, ao chegar a Filipos, cidade da Europa, o apóstolo Paulo converteu uma mulher, comerciante de púrpura, chamada Lídia, que desempenhou um papel importante na fundação da Igreja daquela localidade (cf. At 16,11-40).
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
JUNIA HAYASHI | ADORAÇÃO E BACKSTAGE | CONFERÊNCIA ESSÊNCIA 2022
Quem foi a primeira mulher a ser pastora?
Certas denominações evangélicas autorizam oficialmente a ordenação de mulheres nas igrejas. A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
Qual o versículo da Bíblia que fala que a mulher pode ser pastora?
Em 1 Timóteo 2.11,12, o apóstolo Paulo escreveu: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio”.
O Apóstolo Paulo era solteiro quando o Senhor Ressuscitado o chamou no caminho para Damasco. Ele viu sua responsabilidade apostólica de pregar a Cristo (kerygma) e transmitir Seu ensino fielmente (didache). Como Jesus, Paulo tem relativamente pouco a dizer sobre o casamento.
Qual mulher mencionada no Novo Testamento auxiliou Paulo e teve a vida de seu filho salva por ele?
Outra mulher que contribuiu no projeto de salvação foi Priscila, esposa de Áquila. O casal acolheu São Paulo em sua casa, contribuindo para o crescimento da Igreja no seu início.
Existiu uma apóstola próxima de São Paulo que até terá visto a ressurreição de Cristo. Júnia foi quase apagada da História quando lhe mudaram o nome para o de um homem, mas segundo vários académicos a sua importância demonstra que Jesus não discriminava as mulheres.
Há também tentativas de conectar Júnia e Joana (Lucas 8:3), sugerindo que Júnia poderia ser uma forma latina do hebreu Joana. Apenas um registro do nome masculino "Junias" foi encontrado em fontes literárias gregas extra-bíblicas, como sendo o nome de um bispo de Apameia, na Síria.
Joanã (em hebraico: יוחנן; em grego clássico: Ἰωανάν) foi filho primogênito do rei Josias. Não há menção dele em relação à sucessão ao trono de Judá, o que leva alguns a concluir que ele deve ter falecido enquanto seu pai ainda vivia.
Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.
Por isso o gesto de Francisco ao instituir a Festa de Maria Madalena é considerado por teólogos como surpreendente, mas além disto, a define como "apóstola dos apóstolos".
Como Jesus Cristo passou a ser representado como um europeu branco. Pode ser até que haja discordâncias sobre Maria Madaleta ter sido esposa ou não de Jesus, mas é unânime que ela foi, ao menos, uma grande companheira do profeta.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
O Deus da Aliança Odeia o Divórcio. “Não aguento mais viver com ele(a)!” Em 10 anos como Pastor, tenho ouvido esta frase algumas vezes. Ela vem de casais, que após várias discussões, brigas e tentativas inglórias de salvar o casamento, entregam os pontos e partem rumo à separação.
Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa.