“Nicodemos é um professor do Sinédrio, um estudioso das leis, ele dá aulas para as crianças de Jerusalém, eu resgatei os meus 10 anos de magistério e quase botei o jaleco por baixo da roupa do Nicodemos”, conta o ator.
Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.
Fascinado pela sua pessoa, Nicodemos vai até Jesus, à noite, para não ser visto, e o interrogou sobre a natureza da sua missão. Jesus responde-lhe que “para fazer parte do Reino de Deus era preciso renascer, mas espiritualmente”.
Nicodemos (em grego: Νικόδημος), que significa "conquistador do povo" (de νίκη e δῆμος ), viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.
Nicodemos se emociona com palavras de Jesus | NOVELA JESUS
Quem era a esposa de Nicodemos?
Tanto é que sua esposa, Sara, ri quando lhe é dito que ela ainda teria um filho depois de velha. Nicodemos, da mesma forma, também era velho demais para nascer de novo e voltar para a barriga da sua mãe.
Nicodemos poderia sofrer algum tipo de retaliação por parte de seus colegas do Sinédrio. E, a segunda razão, seria a vergonha por ser visto perguntando algo para um rabino não reconhecido oficialmente.
O que podemos aprender com a história de Nicodemos?
Este evangelho, em pleno período de Páscoa, nos ensina que quando o coração está mergulhado na luz, mesmo se ao nosso redor a escuridão nos dá medo, não tememos a impopularidade e as possíveis consequências de uma busca corajosa por valores diferentes daqueles que a sociedade procura nos ensinar.
Nicodemos é um chefe dos judeus, um homem influente; sentiu a necessidade de ir ter com Jesus. Foi à noite, porque tinha que o fazer com alguma cautela, pois aqueles que iam falar com Jesus não eram bem vistos (cf. Jo 3, 2).
Nicodemos pertencia à casta dos fariseus, ordem religiosa e política caracterizada pela intolerância, pelo apego às leis moisaicas e pelas manifestações de culto externo.
Jesus ensinou a Nicodemos que toda a humanidade pode obter a vida eterna por meio da Expiação de Jesus Cristo. O Salvador ensinou a Nicodemos uma importante doutrina sobre o Pai Celestial.
Erick Avari como Nicodemos: um fariseu de Jerusalém e membro do Sinédrio. Kian Kavousi como Tiago, filho de Zebedeu (temporada 1, episódios 5–8): Kavousi foi o segundo ator a interpretar Tiago. Brandon Potter como Quintus: um magistrado romano em Cafarnaum e o pretor da Galileia. Kirk B. R.
Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.
Jesus curou um empregado que estava acamado à distância, do centurião, oficial romano que estava em Jerusalém com uma centena de soldados romanos. “Ele está sofrendo terrivelmente com uma paralisia”, disse o centurião a Jesus. Jesus lhe disse que iria curá-lo.
O que aconteceu com Nicodemos após a morte de Jesus?
Na morte de Cristo, entretanto, corajosamente uniu-se a José no enterro, Nicodemos fornecendo o ungüento, e José, o túmulo. Este artigo não pretende depor contra os apóstolos. A coragem, a fé, a lealdade e a dedicação deles tinham superado vários testes.
“Escolhemos o nome Lilith por causa de sua associação com mitologias demoníacas judaicas. Também porque a palavra hebraica 'lilit' tem associações com noite e escuridão, e queríamos retratar Maria como alguém que estava presa na escuridão espiritual, separada de Deus, de si mesma e dos outros”, diz o roteirista.
Jesus respondeu: ― Em verdade lhe digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: “É necessário que vocês nasçam de novo”. O vento sopra onde quer.
No capítulo 3 de seu Evangelho, o apóstolo João descreve a história de um fariseu chamado Nicodemos, príncipe dos judeus, que, fascinado pela pessoa de Jesus, foi encontrar-se com Ele, à noite, para interrogá-Lo sobre Sua missão.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Nicodemos, um fariseu importante dentro da seita, foi ter com Jesus em mistério. Por medo de seus pares não ousou sair às claras. Sabia que poderia sofrer dura punição se fosse achado com aquele "blasfemador" que chamavam de Jesus.