– e chega a caracterizar Pedro como “apóstolos dos gentios” (At 15,7). Porém, historicamente, bem antes de Pedro, Paulo deve ter sido o “apóstolo dos gentios” (Gl 1,16), dos de fora, dos considerados bárbaros e impuros.
Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.
Não era apóstolo oficialmente, mas foi considerado o apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos. Ele dizia de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos... e ai de mim se não evangelizar!", mas também dizia: "Eu sou o menor dos apóstolos...
Introdução. Deus revelou a Pedro em uma visão que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. Pedro ensinou o evangelho a Cornélio e sua família e, mais tarde, resolveu uma contenda entre os santos judeus sobre o evangelho ser pregado aos gentios. A obra do Senhor continuou progredindo apesar da perseguição.
A palavra gentio (feminino: gentia) designa um não judeu ou israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Justamente Paulo, o apóstolo aos gentios (Gl 2.7-8), que também se designa “mestre dos gentios” (1 Tm 2.7; 2 Tm 1.11), é quem, na Carta aos Romanos, explana a posição básica de Israel nos planos de Deus. Martim Lutero chamava a Carta aos Romanos de “a peça mais importante do Novo Testamento”.
Designa aqueles que não são israelitas, que deveriam ser tratados com respeito. Gentio era considerado qualquer um que não era judeu. Na Bíblia, Deus deixou bem claro que não queria que o seu povo se misturasse com outros povos.
Quem foi o primeiro gentio a receber a mensagem do evangelho?
Os primeiros cristãos, como descrito nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos. Tradicionalmente, o Cornélio, o Centurião, é considerado o primeiro gentio convertido.
Nunca se esqueçam de que antigamente vocês eram gentios, e de que eram chamados de incircuncisos pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas.
Sinopse: “Paulo (James Faukner) é conhecido como um dos perseguidores de cristãos, mais cruel de seu tempo. Mas, tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus e, a partir desse momento, o jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo.”
Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus.
Os povos asiáticos e europeus que se converteram ao cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios. Eles podiam, porém, conviver com os judeus, fazendo negócios e morando entre eles.
Aplicavam a Jesus um título de Senhor, que era, segundo Boff, título de gentileza. Ele era assim, chamado pelos pagãos (8,8), mas também pelos judeus (8,21; 18,21). Em sentido escatológico, o povo palestinense, após a ressurreição, começa a chamar o ressuscitado de Senhor, sendo ele o que, vindo, consumará o mundo.
Quando a Bíblia fala dos “gentios”, está aludindo a uma distinção clara entre o povo de Israel — os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó — e todos os outros povos e nações do mundo. Essa distinção entre israelitas e gentios não era meramente geográfica ou racial.
3 Por "índio gentio" entendem-se os índios livres que não tinham sido integrados na ordem colonial. Era o gentio "vizinho daquele Estado" (do Brasil), sempre qualificado de "bravo". Para uma abordagem geral, CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil.
Foram desobedientes e, por isso, Deus tornou a salvação acessível aos gentios, para que seu próprio povo sentisse ciúme. Se os gentios foram enriquecidos porque os israelitas fracassaram ao rejeitar a salvação que Deus lhes oferece, imaginem como será maior a bênção para o mundo quando Israel for plenamente restaurado!
A principal razão pela qual os gentios são mencionados na Bíblia é que, “como descendentes de Abraão, os judeus se consideravam – e eram de fato, antes da vinda de Cristo – o povo escolhido de Deus.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
O apóstolo que conhecemos melhor foi Paulo, um Fariseu, que se tinha oposto a este novo grupo. Ele teve uma visão de Jesus(no céu) que lhe disse para ser «o apóstolo dos Gentios».
Qual foi o primeiro apóstolo que pregou para um gentil?
No espírito do Fundador, a sua doutrina e a sua vida destinavam-se a atingir todas as nações. O escolhido para esta abertura do Evangelho às nações foi Paulo, “o apóstolo dos gentios” (At 9, 15). Paulo nasceu em Tarso, onde floresciam escolas de letras, filosofia e ciências.
Assim, os crentes gentios podiam ser salvos sem unir-se à nação. Mas eles não poderiam ser salvos sem ser parte do povo pactual de Deus (a salvação trazia-os para o pacto com Deus). Da mesma forma, hoje, uma pessoa pode chegar à fé e não se unir a uma congregação local da igreja visível.