Timóteo um pastor discipulado e discipulador Tanto sua mãe como sua avó exerceram um papel importante ao lhe transmitir a fé e a Palavra (2Tm 1:5; 3:14, 15). Parece que ele se converteu ao cristianismo durante uma viagem missionária de Paulo à sua cidade (At 14). Ele foi o pastor das igrejas de Éfeso.
Seus amigos levaram-no a Damasco. Nesta cidade morava um discípulo de Jesus Cristo chamado Ananias. Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão.
Fariseu fervoroso, recebeu na circuncisão o nome de Saulo e teve como preceptor um dos mais sábios e notáveis rabinos daquele tempo, o grande Gamaliel, neto do ainda mais famoso Hilel, de quem recebeu as lições sobre os ensinos do Antigo Testamento. Foi este Gamaliel, cujo discurso se contém nos Atos dos Apóstolos 5.
Nessa viagem, ele teve uma visão de Jesus ressurreto que o cegou. Então os seus compa- nheiros de viagem o levaram para Damasco, onde Paulo permaneceu cego por três dias. Jesus falou com o discípulo Ananias por meio de uma visão e o man- dou ao encontro de Paulo.
Bereia Paulo, Silas e Timóteo encontraram nobres almas para ensinar durante a segunda viagem missionária de Paulo. Os judeus de Tessalônica os seguiram e perseguiram (At. 17:10–13). Macedônia Paulo ensinou aqui durante a sua segunda e terceira viagem (At.
Foi o apóstolo que mais formou discípulos e cooperadores do evangelho, tais como: Timóteo, Tito, Onésimo, Lucas, Áquila e Priscila. Escreveu quase metade do Novo Testamento, incluindo 13 cartas.
Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã.
Para ele, o anúncio do Evangelho torna-se uma obrigação (1Cor 9,16). Conforme o costume judaico, Paulo, por volta dos treze anos, foi enviado a Jerusalém para estudar os ensinamentos dos judeus e foi aluno de Gamaliel, grande conhecedor da lei.
A Bíblia diz que Gamaliel foi um fariseu que presidia o Sinédrio nos tempos bíblicos do Novo Testamento. Além disso, ele também ficou conhecido por ter sido o professor de Paulo de Tarso no judaísmo. O próprio apóstolo Paulo falou que havia sido educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
QUEM FOI ANANIAS? Residente de Damasco na Síria, foi um dos 70 discípulos de Jesus (Lucas 10:1), era um Judeu fiel de acordo com a lei e de reputação excelente entre os judeus que moravam em Damasco. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial.
A conversão de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referência que ele fez em uma de suas epístolas. De acordo com os "Atos dos Apóstolos", sua conversão (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma visão de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.
3. O Espírito Santo o chama de “Saulo” antes de sua primeira viagem missionária. Atos 13.2 diz: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Como todos sabem, o apóstolo Paulo era judeu, nascido em Tarso, Capital da Cilícia, Província Romana situada na Ásia Menor e possuía cidadania romana. Naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
A conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C.
Qual era a profissão de Paulo antes de se converter?
A Bíblia relata que ele era construtor de tendas. Ainda na juventude Saulo começa a ser ensinado por GAMALIEL (Atos 5.34-39). Gamaliel era um dos principais fariseus e, membro do sinédrio. O sinédrio era uma assembleia contendo 70 juízes ordenados pela lei judaica em cada cidade para julgar segundo as leis judaicas.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).