De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
Ao todo, eram doze os filhos e filhas de Gaia e Urano: os Titãs eram Oceano, Crio, Ceos, Hiperião, Jápeto e Cronos. As Titânides, Téia, Réia, Têmis, Mnemosina, Febe e Tétis.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
Gaia foi considerada a mãe de Urano (o céu estrelado) e também se casou com ele. Juntos, Gaia e Urano deram à luz os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros, todas figuras importantes na mitologia grega. No entanto, sua relação com Urano rapidamente se deteriorou devido à tirania dele sobre seus filhos.
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
GAIA: MÃETERRA E DEUSA PRIMORDIAL - MITOLOGIA GREGA
Qual era a teoria de Gaia?
O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
Nascida do Caos, Gaia, foi aquela que trouxe a ordem, a organização. Gerando a paz e a harmonia nos cosmos acabando com a desordem e destruição que tudo de encontrava. Gaia então é uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses. Essa peça traz em si toda a força e significado da Mãe Terra.
Surgiu do vazio eterno dançando e girando sobre si como se fosse uma esfera de rotação. “Gaia foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos.
Zeus ficou com os céus, Poseidon ficou com as águas, e Hades ficou com o submundo. Nenhum deles tomou a Terra para si porque ela já pertencia a Gaia, mãe de Cronos.
O nome Gaia tem origem grega e está associado à personificação feminina da Terra na mitologia grega. Gaia é considerada a mãe primordial, responsável pela criação e fertilidade da natureza. O nome Gaia carrega consigo um forte vínculo com a natureza e sua essência vital.
Com Urano, Gaia gerou os doze titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperio, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.
Sabendo que um dia um de seus filhos tomaria o poder, Urano passou a odiá-los, mantendo-os presos no interior de Gaia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Certa vez Gaia pediu a seu filho Cronos que a ajudasse, então Cronos castrou violentamente seu pai Urano.
Após descrever a derrota de Urano por Cronos, são registrados a descendência da Noi- te, a linhagem do Mar, os filhos de Tétis e Oceano- que, segundo uma outra tradição, cuja re- ferência é Homero (11. XIV, 302), seriam os pais de todos os deuses- e o hino à Hécate (cf.
De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
O maior poder de Gaia é o controle sobre os elementos. Ela pode causar terremotos, erupções, maremotos, tufões, o crescimento acelerado de florestas, e controle sobre todos os animais. Gaia pode usar seus sentidos para rastrear qualquer ser vivo ou objeto no planeta onde sua essência está armazenada.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Cronos ou Crono (em grego: Κρόνος, transl.: Krónos), na mitologia grega, deus do tempo e rei dos titãs. É o mais jovem dos titãs, filho de Urano, o céu estrelado, e Gaia, a terra. Alternativamente, para Platão, os deuses Fórcis, Cronos e Reia eram os filhos mais velhos de Oceano e Tétis.
Gaia é, acima de tudo, fertilidade e abundância, fertilidade pois Ela é a força criadora de todas as formas de vida, e abundância pois tudo está Nela e tudo pertence à Ela, a fartura, a alegria, o amor, tudo isso nos é dado pela Grande Mãe, cabe a nós desfrutar de tudo.
Gaia, explica Rodrigo Petronio, é o "conceito que conduz todas as conferências" e tem uma influência direta do pensador James Lovelock. "A ideia básica de Lovelock na teoria Gaia é que Gaia seria um sistema, mas um sistema que tem uma espécie de auto-organização extremamente sofisticada, nuançada e instável.
Uma equipe de cientistas liderada por Sasha Hinkley, da Universidade de Exter, identificou o primeiro exoplaneta diretamente observado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia. Ele orbita a estrela HD 206893, a cerca de 130 anos-luz da Terra — e, curiosamente, parece realizar fusão nuclear em seu interior.