Seu templo era considerado uma das grandes maravilhas do mundo antigo. Muitos judeus, habitantes de Éfeso, foram influenciados pelo cristianismo. Timóteo era líder da igreja de Éfeso, fundada por Paulo.
Possivelmente a Igreja foi fundada por Priscila e Áqüila, dois cristãos de destaque, juntamente com Paulo eles tinham vindo de Corínto conforme (At 18.18) estes permanecerem ali depois de Paulo viajar a Antioquia.
Paulo escolheu abrir uma igreja em Éfeso por várias razões estratégicas e espirituais. A cidade de Éfeso surpreendentemente foi uma das mais importantes da Ásia Menor durante o período do Império Romano, sendo um centro comercial, cultural e religioso.
Essa cidade foi fundada no século 10 a.c. por colonos gregos jônicos, no mesmo local da capital anterior de Arzaua. A cidade floresceu em 129 a.c. e foi a segunda maior cidade do Império Romano atrás de Roma que é a capital do império.
Ao longo do tempo recebeu esse nome de Carta aos Efésios e foi atribuída ao apóstolo Paulo. Ela tem certo parentesco com a carta aos Colossenses. As duas cartas destacam a idéia da Igreja como um Corpo e basta estar nesse Corpo para ser seguidor de Jesus Cristo. Não há necessidade de outras práticas.
Alguns pensam que o “primeiro amor” do qual Éfeso havia caído era a sua devoção ao próprio Cristo. Todavia, diferentemente das problemáticas igrejas em Pérgamo, Tiatira, Sardes e Laodiceia, a igreja efésia não era culpada de flertar com os inimigos de Cristo nem de esfriar em seu zelo por seu Rei.
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Esses falsos profetas de Éfeso são definidos como nicolaítas. A igreja de Éfeso, porém, assim como Jesus, odeia essa doutrina, pois aquilo que cremos e professamos deve influenciar a nossa conduta e posturas. Os Efésios estavam empenhados no testemunho.
Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade grega antiga na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna, Turquia. Foi construída no século X a.C. no local da capital anterior de Arzaua por colonos gregos jônicos.
O culto a Ártemis se centralizava em Éfeso, cidade grega na Ásia Menor (atual Turquia) que possuía um grande templo em homenagem a essa deusa. O Templo de Ártemis em Éfeso era duas vezes maior que o Partenon, templo em homenagem a Atena, na cidade de Atenas.
Viajou pela Galáxia, Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e junto com Paulo escreveu cinco cartas às Igrejas. Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes.
O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.
Éfeso é atualmente é um dos destinos mais visitados da Turquia, sendo parte de roteiros pelo país, que inclui outros destinos como a Capadócia, Pamukkale e a cidade de Izmir.
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
O perigo do mundanismo na igreja (Fp 3.17-19). A unidade da igreja de Filipos estava sendo ameaçada por homens mundanos, libertinos e imorais. Essas pessoas fizeram Paulo sofrer de tal modo, que o levaram às lágrimas (Fp 3.18). Paulo os chama de inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18).
De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
Efésios 4:17–6:24 Paulo incentiva os santos a aplicar as doutrinas verdadeiras à vida diária. Ele os incentiva a despojarem-se do velho homem (ou seja, de seus antigos pecados) e a vestirem-se do novo homem, no qual se transformaram por meio de Cristo.
De acordo com a publicação, a carta aos Efésios teria sido escrita no fim do século I d.C e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (atualmente território da Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano.
Qual era o nome da primeira Igreja fundada por Paulo?
PAULO – 3 de Agosto. Sua casa foi a primeira igreja fundada na Europa por São Paulo. Quando o Apóstolo pôs os pés em Filipos, Macedônia, encontrou hospitalidade na casa de Lídia, comerciante de púrpura, recém-convertida ao Evangelho com toda a família.
Paulo mesmo morou em Éfeso por mais de dois anos. E em sua primeira prisão em Roma, escreveu a carta aos efésios (por volta de 61-63 d.C.). O apóstolo também enviou Timóteo para pastorear a igreja daquela cidade (1Timóteo 1:3).
Quem foi a primeira pessoa a receber o Espírito Santo na Bíblia?
A primeira que acreditou, Maria, junto com os discípulos no cenáculo, encorajava-os a perseverar na oração e numa fé expectante da promessa de Jesus : “Não vos afasteis de Jerusalém. Dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 1,4).