Adônis ou Adónis (em grego clássico: Ἄδωνις), nas mitologias fenícia e grega, era um jovem de grande beleza que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras de Chipre manteve com a sua filha Mirra. Adónis passou a despertar o amor de Perséfone e Afrodite.
A deusa Afrodite viveu romances com outros deuses como: Hermes. Ele era um deus mensageiro e também dos poetas e comércios, além de outros atributos. Do relacionamento entre Afrodite e o deus Hermes nasceu o filho Hermafrodito, o nome dele é a união dos nomes dos pais.
Afrodite foi casada com Hefesto, deus do fogo e da metalurgia. Seu marido era conhecido por ter a aparência horrenda, tendo sido rejeitado pela própria mãe, Hera. Afrodite era infeliz em seu casamento e constantemente traía o seu marido, tendo muitos amantes, como Ares, Dioniso, Hermes e Adônis.
Afrodite teria sido obrigada a casar-se com Hefesto, deus da metalurgia, conhecido por ser tão feio que teria sido lançado do alto do Olimpo pela própria mãe, Hera. Afrodite era infeliz em seu casamento com Hefesto, e por isso teve diversos casos extraconjugais com outros deuses, como Ares, Hermes e Dioniso.
Qual foi o fim de Afrodite? Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.
Afrodite: A Deusa da Beleza e do Amor - Os Olimpianos - Mitologia Grega - Foca na História
Quem era mais bonita, Hera ou Afrodite?
Van Windekens,objetivamente, Hera era de fato a mais bonita, não Afrodite. No entanto, Hera era a deusa da ordem civil e das esposas traídas, entre outras coisas.
A deusa Afrodite era fortemente associada à sexualidade humana. Ouça o texto abaixo! Afrodite foi a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade e tida como o padrão de beleza dos gregos antigos, sendo capaz de fazer qualquer homem ou deus se apaixonar por ela.
Em imagens, esta Deusa é desenhada com asas de borboleta. A Deusa da Alma era uma das mais belas e tanta perfeição causava inveja em Afrodite. Por isso, a mãe de Eros pediu para que ele fizesse a Deusa da Alma apaixonar-se por um monstro.
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.
Por ser o símbolo da beleza, o arquétipo de Afrodite é capaz de aumentar a autoestima. Esse arquétipo também pode chamar a atenção de outras pessoas, seduzi-las, pois eleva os níveis de feromônio e ocitocina. Sendo assim, a libido também é estimulada, tornando a pessoa mais confiante, corajosa, desejada e apaixonante.
Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares, Dioniso e Hermes, quanto mortais como Anquises. No entanto, foi casada apenas uma vez, com o deus Hefesto, o qual ela traia com Ares, o deus da guerra.
Hera foi a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos. Foi casada com Zeus, o deus mais poderoso da mitologia grega, por isso, foi a rainha dos deuses. Foi extramente ciumenta por conta das traições de Zeus. Foi vingativa e puniu todos os que a prejudicaram.
Afrodite era também uma deusa relativamente irascível e até vingativa, desferindo maldições contra quem a transtornasse ou a quem não lhe obedecesse, como aconteceu com as Lémnias, dotando-as de um cheiro nauseabundo que afugentava os seus maridos. Só os Argonautas quebraram aquele castigo de Afrodite.
Eros é o deus do amor na mitologia grega, filho de Afrodite. Com suas flechas douradas, ele fere mortais e imortais, que acabam se apaixonando. Ouça o texto abaixo! Eros, na mitologia grega, era conhecido como o deus do amor e do desejo sexual.
Como Poseidon e a cor azul, Zeus e a cor roxa, Hades e a cor preta, Afrodite e as cores branco pérola e rosa, Ares com a cor vermelha, Hefesto e laranja, você provavelmente já entendeu.