Ele não foi fiel ao SENHOR, seu Deus, como Davi, o seu pai, havia sido. Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido.
A Bíblia Cristã deixa claro que Sulamita foi o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto). O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis.
O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
A tradição de que a rainha de Sabá bíblica teria sido uma soberana da Etiópia que visitou o rei Salomão em Jerusalém, no antigo Reino de Israel, é referendada pelo historiador romano de origem judaica Flávio Josefo, que identificou a visitante de Salomão como sendo "Rainha do Egipto e da Etiópia".
Qual o nome do filho de Salomão com a rainha de Sabá?
Menelique (Menelik), o primeiro Imperador da Etiópia, tradicionalmente acredita-se ser o filho do rei Salomão de Israel e Maqueda, a Rainha de Sabá. Sua história está no livro etíope Kebra Negast.
O grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) também é mencionado nas escrituras como "sulamita" --em referência à origem, a vila de Suném. O rei de Israel era tão apaixonado pela mulher --uma de suas 300 esposas e 700 concubinas-- que até mesmo a dedicou alguns poemas apaixonados.
— Depois de um tempo, Salomão se desviou dos caminhos do Senhor, envolvendo-se com mulheres estrangeiras e tornando-se idólatra (1 Reis 11.1-4). Isso fez Deus Se indignar contra ele e entregar uma parte do reino, que seria do seu filho, ao seu servo Jeroboão, após a morte de Salomão.
E não apenas seu coração: também seu pênis. Foi um caso de paixão sexual à primeira vista. Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho. Era Betsabá.
No entanto, sua morte não é mencionada na Bíblia. Portanto, não há informações precisas sobre como Bate-Seba morreu. No entanto, podemos inferir algumas possibilidades com base nos eventos que ocorreram em sua vida. Bate-Seba ficou grávida de Davi enquanto seu marido estava no campo de batalha.
Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910). Para que a entronização se consolidasse em todo o território israelita, Roboão precisava não somente ser aclamado rei em Judá e Jerusalém, mas também no Norte [2].
Dado que nosso Senhor colocou a rainha de Sabá como um sinal, conforme registro em Mateus 12:42, seria inconveniente se não tentássemos aprender tudo o que podemos deste sinal. Ela veio “…
Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
Mesmo tendo feito o voto de castidade, a rainha de Sabá em sua primeira noite no palácio não resistiu ao charme de Salomão e se entregou a ele. Permaneceu meses na companhia de Salomão e retornou para casa grávida do amado, o filho foi chamado de Menilek. Após o retorno da rainha, os relatos foram se tornando escassos.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
Além disso, o milagre da ressurreição do filho da sunamita é um prenúncio do maior milagre de todos: a ressurreição de Jesus Cristo. Assim como o menino voltou à vida por meio da intervenção divina, Jesus Cristo também foi ressuscitado dentre os mortos por Deus.
Quantos filhos Abisague teve com Salomão? De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão.
1 Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo? 2 O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios.
Quantas mulheres teve Salomão? De acordo com o 11º capítulo do livro de Reis, Salomão teve 700 mulheres e mais de 300 concubinas. O próprio Deus aparece duas vezes para o filho de Davi (Petrônio Gontijo) a fim de avisá-lo sobre os riscos de prestar culto a outros deuses.