Ele é o único personagem do Evangelho que corre na direcção de Jesus. Zaqueu corre, mas em direcção ao sicómoro, por curiosidade de ver Jesus. Este jovem representa todo o ser humano sedento de verdade, do absoluto, da salvação.
É neste episódio que Jesus faz referência a «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus» (Lucas 18:24–25), uma frase que se tornaria uma de suas mais famosas expressões.
Porque Jesus disse ao jovem rico porque me chamas de bom?
Um jovem se aproxima de Jesus e suplica: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Ele, sem dúvida, espera alcançar a paz e a felicidade que nenhum dinheiro pode comprar. Por isso, desde a primeira palavra já se indica o que será colocado em questão: o bom, a bondade e a felicidade.
O relato é encontrado em Marcos 10 e Mateus 19, e dá conta que se tratava de um jovem rico. Ao ouvir a pergunta Jesus respondeu: Guarda os mandamentos!
Ele sentiu um imenso amor e compaixão por aquele rapaz e, por causa desse amor e com esse amor, Jesus pediu que fizesse ainda mais. Imagino como deve ter sido para o jovem ser envolvido por esse amor ao mesmo tempo em que era convidado a fazer algo tão difícil como vender tudo o que tinha e dar aos pobres.
Marcos 10:17–30; 12:41–44. Um jovem rico pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna, e Jesus ensina que a confiança na riqueza pode impedir uma pessoa de entrar no reino de Deus.
Um jovem rico pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna, e Jesus ensina que a confiança na riqueza pode impedir uma pessoa de entrar no reino de Deus. Jesus elogia a viúva pobre por colocar duas moedas na arca do tesouro. Lucas 12:13-21.
A passagem de Lucas 18:19 faz parte da história do jovem rico que aborda Jesus em busca de orientação para herdar a vida eterna. Jesus, em Sua sabedoria e amor, nos ensina que apenas Deus é verdadeiramente bom. Ele nos convida a nos despojarmos de nossa presunção e a reconhecermos a nossa dependência do Pai Celestial.
Nem todos os ricos precisam vender todos os bens materiais para servir a Deus, mas devem reconhecer seus bens como ferramentas e usá-los conforme os princípios de amor que o Senhor nos ensina (1 Timóteo 6:17-19). Não é o dinheiro, mas o amor do dinheiro que é raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10).
O que significa um camelo passar pelo buraco de uma agulha?
Significa “organizarem-se sob”, o que pode ou não sugerir o que os romanos pensavam. É um termo militar para mobilização de tropas, então os romanos aproveitaram a interpretação possível de hierarquia.
O que podemos aprender com a Parábola do rico insensato?
Hultgren julga que a parábola "fornece um exemplo do que não devemos ser. A pessoa cuja identidade está ligada à sua propriedade, status e (ou) realizações - e é dirigido por adquiri-los - pode facilmente terminar ignorando o chamado de Deus e a necessidade do próximo".
O continuador da obra de Elias era rico proprietário, originário de Abelmeúla. O seu nome Eliseu (Deus salva) corresponde bem à natureza de sua missão desenvolvida entre o povo de Israel, sob o reinado de Jorão (853-842), Jeú (842-815) e Joacaz (814-798).
Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe.” O homem respondeu: — Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos.
Os mandamentos nos são dados para que tenhamos aqui uma vida feliz, entregues à providência de Deus. Ele nos deu a Sua Lei para que a cumpramos e possamos viver, desde já, o reino dos céus, a vida eterna. Por isso, Jesus é afirmativo e nos avisa: não chegaremos ao céu pelo que fizermos de bom, porque só Deus é Bom.
O jovem Yeshua (Jesus, em aramaico) tinha 4 irmãos homens e pelo menos duas irmãs mulheres. E cresceu na cidade onde nasceu: Nazaré. Ele pode não ter sido carpinteiro, mas pedreiro. O engano de 2 mil anos seria culpa de um erro de tradução.
Veja que Jesus indica uma dificuldade real, uma necessidade de esforço penoso e não uma impossibilidade. Ao jovem que já era fiel observante dos mandamentos, Jesus faz uma proposta radical: vender tudo, distribuir o dinheiro aos pobres e segui-lo. O jovem se retirou triste, porque era muito rico.
Na antiga Judéia haveria uma espécie de posto alfandegário, chamado Fundo da Agulha por onde os mercadores eram obrigados a passar com os seus camelos e cuja passagem, sendo obrigatória era difícil pois obrigava ao pagamento de pesados impostos.
Resposta: 1 - O rico não foi para o céu, pois não compartilhou suas riquezas com os necessitados, especialmente com Lázaro, que demonstrava muita necessidade, mas era completamente ignorado ao consumir as migalhas das refeições dos ricos.
Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.
O livro demonstra que a riqueza de três dos personagens mais ricos da Bíblia (Abraão, Jacó e Salomão) não foi recebida nem alcançada por meio de ação humana nem desafios de fé, mas através de promessas feitas pelo Senhor.
9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Mateus 4,18-22 relata como André ouviu a Palavra de Deus: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Assim como os outros apóstolos, André deixou imediatamente as redes e seguiu Jesus. Foi essa resposta rápida que permitiu que os apóstolos difundissem a Palavra, a boa notícia da salvação.
Jesus Cristo disse: “E a vida eterna é esta, que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. A vida eterna começa aqui, assim como a morte eterna começa aqui também. Você é livre para escolher a vida ou a morte. Durante a sua vida você vai definir onde passará a eternidade.