Quem é o leproso de Mateus 8?
Naamã, chefe do exército do rei da Síria, também foi curado da sua lepra na mesma hora em que obedeceu a Palavra de Deus pela fé (2 Reis 5:1-14), e a leproso na passagem de hoje, da mesma forma, foi curado na hora em que Jesus o tocou.Quem era o leproso curado por Jesus?
Simão, o Leproso, é uma pessoa mencionada em Mateus 26 e Marcos 14. Segundo as narrativas no evangelhos, Jesus visitou a casa de Simão em Betânia e foi ali que uma mulher derrama um caro perfume sobre a cabeça de Jesus.O que aprendemos com o leproso de Mateus 8?
Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!Porque o leproso que Jesus curou tinha que se apresentar ao sacerdote?
Jesus mandou que o leproso se apresentasse ao sacerdote a fim de ser reintegrado à convivência com a sociedade. Da mesma forma Ele nos cura e nos liberta, mas nos orienta a mostrar-nos ao sacerdote para que possamos voltar ao convívio da Igreja.Mateus 8:1-4 - Jesus e o Leproso - Rev. Thiago de Souza Dias.
Quem era o leproso que voltou para agradecer?
Os leprosos foram ainda cheios de lepra. Acreditaram na possibilidade da cura antes de serem curados. O Evangelho conta que no caminho todos ficaram bons e apenas um deles voltou para agradecer a Jesus. Esse que voltou era Samaritano – estrangeiro, desdenhado pela cultura e religião judaica.O que o sacerdote fazia quando o leproso era curado?
Se a lepra estiver curada, o sacerdote manda trazer, para aquele que vai ser purificado, duas aves puras, vivas, um ramo de cedro, um pano de púrpura e um ramo de hissopo. O sacerdote manda degolar uma das aves para um recipiente de barro com água de fonte.Por que Jesus tocou no leproso?
Jesus age como se trocasse de lugar com o leproso e assumisse a impureza legal e religiosa daquele homem que agora está purificado. Ao tocar no leproso, Jesus realiza uma ação simbólica. Não no sentido de algo não real ou não histórico e sim de que o seu significado vai além da sua materialidade.Por que Jesus disse para o leproso quero ser limpo?
Ao curar, Jesus introduz este homem no Reinado de Deus, que deseja salvar o homem todo, inclusive do poder da morte. Os leprosos viviam excluídos da sociedade e dos cultos litúrgicos, mesmo porque a lepra era contagiosa. Jesus cura, limpa, restitui a vida ao homem ajoelhado.Por que Jesus se admirou com a resposta do cinturão?
Porém, o centurião não se sentiu digno de que o Senhor Jesus fosse à casa dele e pediu que Ele mandasse uma palavra, porque o centurião reconhecia o poder de uma autoridade. Assim, o Senhor Jesus Se admirou da fé daquele homem. Pois foi uma fé inteligente, que raciocinou.Quantos leproso que Jesus curou?
Os dez leprosos viram-se “curados” da sua doença, mas só um foi “salvo”: aquele que, movido pela sua fé, deu glória a Deus e agradeceu a Jesus. São Lucas põe em relevo o fato de o leproso salvo ser um estrangeiro.O que aprendemos com o leproso?
A ousadia do leprosoOusado, confiante e aberto à vontade divina “Se queres…” Aprendemos com o leproso de como devemos nos dirigir a Deus: com ousadia, confiança e aberto a vontade do Senhor. Jesus declarou que queria a cura daquele homem e assim aconteceu.
Como eram tratados os leprosos no tempo de Jesus?
Dizia-se no tempo de Jesus: "Quatro categorias de pessoas são equiparadas a um morto: o pobre, o leproso, o cego e quem não têm filhos". Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios.O que Jesus respondeu ao leproso?
Mateus 8:2-3 NVTUm leproso aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, se quiser, pode me curar e me deixar limpo”. Jesus estendeu a mão e tocou nele. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” No mesmo instante, o homem foi curado da lepra.
O que significa leproso segundo a Bíblia?
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.O que Jesus falou ao abençoar centurião?
Ora, eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”.Por que que os leproso tinha que mostrar para o sacerdote?
As pessoas tinham medo de chegar perto deles porque não queriam ficar doentes também. Os leprosos pediram a Jesus que os curasse. Eles sabiam que Jesus podia fazer com que suas feridas sarassem. Jesus queria que eles ficassem bem e disse-lhes que procurassem os sacerdotes.O que podemos aprender em Mateus 8?
Mateus 8:5-13 – A cura do servo de um centuriãoFé Excepcional (Mateus 8:8-9): O centurião expressa uma fé notável ao reconhecer a autoridade de Jesus, comparando-a com a sua própria autoridade militar. Ele entende que, assim como pode ordenar a seus soldados, Jesus tem o poder de ordenar uma cura à distância.