Liderado por Benito Mussolini, o fascismo se aproveitou do cenário de incerteza em que vivia a Itália no pós-Primeira Guerra Mundial. Usava da violência para alcançar os seus objetivos e cresceu consideravelmente violentando os socialistas na Europa. Benito Mussolini foi executado no final da Segunda Guerra Mundial.
Benito Mussolini faz discurso na Itália. Conhecido por seu carisma e retórica persuasiva, o ditador fascista subiu ao poder em meio à crescente insatisfação dos italianos, no início do século 20. Em outubro de 1922, uma tempestade se formava sobre a Itália.
O fascismo na Itália tornou-se um regime totalitário que possuía uma política autoritária, nacionalista e antiliberal e foi liderado por Benito Mussolini, chamado pelos seguidores do fascismo de Duce (líder).
O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades económicas.
Mussolini foi o fundador do fascismo, que incluía elementos de nacionalismo, corporativismo, capitalismo monopolista, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social, colaboração de classes, antiliberalismo, anticomunismo e oposição ao capitalismo liberal, se opondo também às ideias de luta de classes e do ...
O conceito de Estado totalitário começou a ser formulado na década de 1920 pelo jurista de Weimar (e mais tarde académico Nazi) Carl Schmitt e, ao mesmo tempo, pelos fascistas italianos. Benito Mussolini afirmou "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".
Obteve empregos em sindicatos, discursava na defesa dos trabalhadores e defendia a saída armada e revolucionária para que eles alcançassem o poder. A militância de Mussolini nos primeiros anos de sua juventude fê-lo ser preso diversas vezes.
Mussolini, ao contrário da caricatura que Chaplin fez dele em O Grande Ditador, não era nenhum bocó. Falava cinco línguas, leu Hegel e Nietzsche e, enquanto diretor do Avanti!
A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.
Seu lema era: Crer, obedecer e combater. O Fasci Italiani di Combattimento, no português Grupo de Combate, foi o primeiro grupo criado no Partido Fascista. Em síntese, o grupo defendia ideais como a anulação do Senado, uma nova Constituição e o controle feito por técnicos e operários nas fábricas.
Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos industriais, do Exército e da Marinha, Mussolini promoveu uma ampla perseguição política, impondo o PNF como partido único, e iniciando a ditadura fascista, em que ele era o Duce (o guia) da nova fase política italiana.
Com a mudança de rumos da guerra, após a derrota alemã em Stalingrado, Mussolini foi derrubado. Salvo por uma operação militar alemã, proclamou a República Social Italiana na cidade de Salò, mas no final da guerra foi executado pela resistência italiana.
Richard Bosworth, biógrafo de Mussolini, estima que pelo menos 1 milhão de pessoas morreram por causa das políticas do ditador. Foram "líbios, etíopes, habitantes da ex-Iugoslávia e, depois de 1943 [ano em que o regime terminou], milhares de judeus italianos".
Nesse momento, Mussolini advogava pelas ideias que a ascensão dos trabalhadores deveria acontecer pelo uso da força e pela via revolucionária e tornou-se um dos grandes nomes que defendiam o antinacionalismo e antimilitarismo da Itália.
Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governante da Itália de 1922 a 1943. É considerado um dos grandes tiranos do século XX. Mussolini, cujo nome completo era Benito Amilcre Andrea Mussolini, viveu de 1883 a 1945.
Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de crise europeia, deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. A crise levou a uma caótica situação de alta inflação, miséria, fome, desemprego e falta de assistência básica à população.
O termo “totalitarismo” surgiu durante a década de 1920 para referir-se ao fascismo italiano. Esse sistema político, inclusive, surgiu com o próprio fascismo italiano, regime que alcançou o poder na Itália em 1922, quando Mussolini tornou-se primeiro-ministro do país.
O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933. A partir daí, movimentos de apoio a ideais totalitários da extrema-direita espalharam-se pelo mundo e chegaram, inclusive, no Brasil – o integralismo.
A Itália fascista, também denominada como regime de Mussolini, ditadura de Benito Mussolini ou ditadura fascista, é o período da história da Itália do governo do Duce Benito Mussolini e do desenvolvimento do fascismo.
Já no século XX, Mussolini sustentava a ideia de que era necessário recuperar a honra e o orgulho italianos, e viu na conquista da Etiópia uma forma de fazê-lo. Ordenou a conquista do território africano com tropas que somavam mais de 200.000 homens e autorizou o uso de armas químicas.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.