Huey Percy Newton (Monroe, 17 de fevereiro de 1942 – Oakland, 22 de agosto de 1989) foi um revolucionário norte-americano, co-fundador, líder e inspirador dos Panteras Negras, uma organização política negra voltada para a luta pela igualdade racial nos Estados Unidos, foi fundada em 1966 na Califórnia. Newton em 1967.
O Partido dos Panteras Negras foi um movimento político e social negro dos Estados Unidos, fundado em 1966 por Huey P. Newton e Bobby Seale na cidade de Oakland, Califórnia.
Os Panteras Negras foram um grupo político surgido em Oakland, na Califórnia, que advogava a emancipação e o direito de autodefesa dos negros nos Estados Unidos. Esse grupo surgiu no contexto do movimento pelos direitos civis dessa parcela da sociedade norte-americana, sendo muito perseguido pelo governo daquele país.
O Partido dos Panteras Negras chegou ao fim oficialmente quando foi dissolvido, em 1982. Seu fim, no entanto, foi resultado de um longo processo de desgaste causado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), o departamento responsável pela investigação criminal nos Estados Unidos.
A ARREPIANTE HISTÓRIA DE HUEY NEWTON - O LÍDER MÁXIMO DOS PANTERAS NEGRAS
Como se deu o enfraquecimento dos Panteras Negras?
As constantes ações do FBI contra os Panteras Negras, entre 1967 e 1973, levaram o partido ao enfraquecimento. Além disso, a violência policial contra os membros do partido levava a confrontos, muitas ações policiais contavam com violência desproporcional, e o saldo foi dezenas de panteras mortos.
A maioria das panteras negras vive na Amazônia e nas florestas da Ásia e África. A área de ocorrência das onças-pintadas, em geral, é nas Américas – do norte do México ao norte da Argentina.
Pantera Negra (em inglês: Black Panther) é um super-herói das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, rei de Wakanda, um reino fictício na África.
Quais os motivos explicam o enfraquecimento dos Panteras Negras?
A perseguição do Estado americano explica o enfraquecimento dos Panteras Negras. O chefe do FBI (Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos) na época, J. Edgar Hoover, considerava os Panteras Negras uma grande ameaça.
Fortuna: US$ 90,7 trilhões O personagem T'Challa, o Pantera Negra, é o super-herói mais rico da ficção, tanto que seu patrimônio ultrapassa a casa do bilhão e chega ao trilhão. A razão de tanta riqueza é uma só: T'Challa é rei de Wakanda, um país Africano da ficção com quase todas as reservas mundiais de Vibranium.
Tendo começado como uma banda de glam metal, o Pantera lançou três álbuns em meados da década de 1980 com o membro fundador Terry Glaze como vocalista principal. Procurando por um som novo e mais pesado, os membros substituíram Glaze por Anselmo em 1987 e lançaram Power Metal em 1988.
Wakanda é um país fictício localizado na África subsariana presente nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, e em outras mídias baseadas nestes. É o mais proeminente dos vários países africanos fictícios do Universo Marvel e o lar do super-herói Pantera Negra.
A pantera negra é uma variação da pantera comum, caracterizada pela sua pelagem escura. Esse animal desperta ainda mais fascínio e mistério, sendo frequentemente associado a simbolismos relacionados à escuridão, mistério e poder oculto. A pantera negra também é um símbolo de proteção e sabedoria.
“O Pantera Negra tem todas as habilidades de um gato gigante da selva: ele se move com a mesma furtividade e poder, pode subir em árvores e assim por diante, e usa uma roupa preta que esconde sua identidade”, disse o criador do herói, Stan Lee.
O ator Tenoch Huerta, conhecido por Narcos: México, é apresentado como Namor no Universo Cinematográfico Marvel em Wakanda Para Sempre. Uma das maiores mudanças em relação aos quadrinhos é que o reino de Namor não é chamado de Atlântida, mas Talokan – com os personagens enraizados nas culturas indígenas mesoamericanas.
Sabrina Duncan (Kate Jackson), Kelly Garrett (Jaclyn Smith) e Jill Munroe (Farrah Fawcet) resolviam os casos propostos por seu chefe, Charlie Townsend (daí o nome Charlie's Angels, os anjos de Charlie), interpretado por John Forsythe, que só falava com elas através de um comunicador.
Farrah, intérprete de Jill, foi a primeira "pantera" a sair. E por vontade própria. Ela percebeu que era a grande revelação da série e que tinha virado símbolo sexual (uma foto sua de maiô vermelho estava nas paredes dos quartos de boa parte dos adolescentes da época).
Em 2019, As Panteras ganhou uma nova versão com Kristen Stewart (Crepúsculo), Naomi Scott (Aladdin) e Ella Balinska (Resident Evil: A Série), além de direção de Elizabeth Banks (O Urso do Pó Branco).
Fundado em Oakland, Califórnia, em 1966, o Partido dos Panteras Negras para Autodefesa foi uma organização política radical que contrastava totalmente com os movimentos pelos direitos civis vigentes na época, que em geral pregavam a não violência.
Qual a relação do Pantera Negra com a Guerra Fria?
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, a história em quadrinhos de Pantera Negra foi lançada em um contexto de Guerra Fria, em que os Estados Unidos estavam em uma disputa tecnológica com a União Soviética, e de lutas por direitos civis pela população negra nos Estados Unidos, influenciando diretamente a história do super- ...
Em que difere os Panteras Negras em seus movimentos dos outros?
Os Panteras Negras não eram secessionistas, nem partidários da negritude como projeto, embora a reivindicação à herança de Malcolm X - que era uma meta partidária importante, particularmente o chamado à luta por "todos os meios necessários" contra o Estado e a polícia - tenha sido central para a sua atuação.