No entanto, há um detentor do recorde de maior número de idiomas falados: Ziad Fasah. Ziad Fasah afirma ser o maior poliglota vivo do mundo. Nascido na Libéria e morando no Líbano, Ziad fala cinquenta e nove idiomas diferentes.
Mas você por acaso conhece alguém que conhece mais de 130 línguas? Pois é, a nossa equipe conhece e pensando nisso o Lança Cultura desta semana trouxe para os estúdios da Rádio Ponto Carlos Amaral, maior poliglota vivo do Brasil.
É o hiperpoliglota Gregg M. Cox, que lê e escreve em 64 línguas e 11 dialetos. Desses idiomas, esse ex-militar americano fala fluentemente “apenas” 14. No Brasil, o professor aposentado Carlos Freire lançou a antologia Babel de Poemas, traduzindo textos de 60 idiomas para o português.
Certamente o fato mais curioso sobre ele é que garante falar 59 línguas. A foto de Ziad já esteve no Guiness Book of Records durante alguns anos como maior poliglota do mundo. Qual foi a primeira língua que o senhor aprendeu e com que idade?
O MAIOR POLIGLOTA E LINGUISTA DE TODOS OS TEMPOS - CARLOS AMARAL FREIRE
Quem fala 10 línguas?
Já no caso de pessoas que falam mais de seis idiomas, muitas vezes deparamos com o termo hiperpoliglota. Mas, aqui também, o conceito é vago. Até porque, entre um poliglota que fala três idiomas perfeitamente e um hiperpoliglota que conhece dez idiomas de maneira superficial, pode haver uma diferença enorme.
Não são só poliglotas. Quem é fluente em mais de 6 línguas tem um título maior: hiperpoliglota. O termo foi definido em 2003 pelo linguista britânico Richard Hudson. Ao estudar comunidades poliglotas, ele descobriu que o número máximo de idiomas falados em comum por todos os moradores é 6.
No entanto, há um detentor do recorde de maior número de idiomas falados: Ziad Fasah. Ziad Fasah afirma ser o maior poliglota vivo do mundo. Nascido na Libéria e morando no Líbano, Ziad fala cinquenta e nove idiomas diferentes.
Ao longo de sua vida demonstrou grande interesse pelas línguas. Falava alemão, italiano, espanhol, francês, latim, hebraico e tupi-guarani. Lia grego, árabe, sânscrito e provençal. Fez traduções do grego, do hebrai- co, do árabe, do francês, do alemão, do italiano e do inglês.
Cantonês. O cantonês é falado na China Continental, principalmente em Hong Kong e Macau. Apenas 70 milhões de pessoas no mundo inteiro falam esse idioma. Por ter um sistema de escrita logográfico (pictórico) com milhares de caracteres, ela é considerada a língua mais difícil do mundo.
Assim como [Karl] Marx, ele falava e escrevia perfeitamente alemão, francês e inglês; quase com a mesma perfeição em italiano, espanhol e dinamarquês, e também lia e conseguia se entender em russo, polonês e romeno, e nem falemos de trivialidades como latim e grego" [70].
Desde 1998 instalado na Ásia, Júlio César Pereira da Silva, se destacou na TV japonesa por falar mais de 14 idiomas e atualmente integra a Associação Internacional de Hiperpoliglotas.
Com mais de 17 anos de experiência como consultor na área de educação, Gabriel tem mais de 21.000 alunos em 118 países. Sua missão é inspirar e ensinar seus alunos para que tenham grande sucesso no aprendizado de qualquer idioma. Gabriel é um poliglota apaixonado em se conectar com pessoas por meio do idioma.
Quantos por cento da população brasileira é poliglota?
Segundo o British Council, só 5% da população consegue se comunicar e só 1% é fluente. Em um estudo divulgado em 2017 realizado pela empresa especializada em ensino de idiomas EF Education First, o Brasil ficou em 41º colocado no ranking de proficiência em inglês.
Estes autores sustentam ainda que, embora a língua difundida no Império Romano nos tempos de Jesus e dos apóstolos fosse o grego koiné, devido à influência helênica na região desde mais de dois séculos antes de Cristo, os judeus do século I falavam principalmente o aramaico, mesma língua em que teria sido escrito ...
Quantas pessoas falam português como segunda língua?
São cerca de 250 milhões de falantes nativos e 20 milhões que têm o idioma como segunda língua, distribuídos por diversas comunidades ao redor do globo e por nove países, onde é língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Carlos Amaral Freire, 73, o maior poliglota vivo do Brasil, mora num sítio discreto na entrada do Morro das Pedras, Florianópolis. Seus vizinhos não imaginam que ele conhece nada mais nada menos que 110 idiomas.
Ela aprendeu a maior parte de seus idiomas de forma autônoma, através de seu esforço próprio. Seu objetivo em aprender tantos idiomas eram em sua maior parte práticos, para satisfazer seus interesses. Sua longa vida (faleceu aos 94 anos) foi dedicada ao estudo de idiomas.
Mas, você sabe quantas línguas uma pessoa é capaz de aprender? A resposta é: muitas! Se você achar isso difícil de acontecer, saiba que, ao longo da história, existiram e ainda existem pessoas que são capazes de falar mais de 6 idiomas naturalmente!
Então sim, pessoas poliglotas pensam e sonham em múltiplas línguas. Porém, a criança precisa estar mais imersa nessa nova língua, se tornando mais fácil de pensar com ela. E conforme mais ela pensa em língua estrangeira, mais a língua se fixa no cérebro. O resultado é que a criança até sonha em múltiplas línguas.
A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C. O maior alfabeto do mundo é o khmer da Camboja com 74 letras e o menor é o rotokas do Papua Nova-Guiné com 11 letras. Dos 215 milhões de falantes nativos do português, apenas 5% vive em Portugal.
O termo poliglota é definido pelo dicionário Aurélio como um adjetivo usado para se referir a uma “pessoa que sabe ou fala muitas línguas”. Assim como existe a expressão “bilíngue” para quem consegue se comunicar em dois idiomas, a palavra poliglota é usada para quem é multilíngue ou plurilíngue.