Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. Então Pedro disse a Ananias: — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração?
Ananias (em hebraico: חנניה) e sua esposa Safira (em hebraico: שפירא) eram, de acordo com Atos dos Apóstolos, os membros da igreja cristã primitiva em Jerusalém.
Imediatamente Safira caiu aos pés de Pedro e da mesma maneira que seu marido veio a falecer. Os moços que outrora sepultaram seu Ananias, entraram no local e achando-a morta, a sepultaram junto de seu marido. Maior ainda foi o temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram e viam estas coisas.
O famoso texto em questão narra a morte de Ananias e Safira, que, diante dos apóstolos (Pedro em especial), são repentinamente punidos por suas más intenções.
A Morte de Ananias e Safira. Segundo (Atos 5:1-11), Ananias e Safira caíram mortos diante da Igreja. O texto relata que ambos mentiram ao Espírito Santo. Ambos venderam suas terras, mas retiveram uma parte do dinheiro.
O fato é que Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo e foram punidos por isso (Atos 5:1-11). Não há dúvida de que eles se perderam porque não permitiram que o Espírito Santo os levasse ao arrependimento. É interessante lembrar quão pura e unida era a comunidade dos primeiros cristãos (Atos 2:42-47).
Mas a Bíblia não diz que Ananias morreu porque não entregou o dízimo ou a oferta, mas porque mentiu para o Espírito Santo, e Safira, porque foi cúmplice dele. Ambos deixaram Satanás encher-lhes o coração de engano.
O que Pedro perguntou a Safira é o que aconteceu quando ela respondeu?
Cerca de três horas depois, sua esposa entrou, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “Foi esse o valor que você e seu marido receberam pelo terreno?”. Ela respondeu: “Sim, foi esse o valor”.
SABEDORIA: A safira é conhecida como “a pedra da sabedoria”. Na antiga sabedoria hindu, por exemplo, acreditava-se que a safira promovia a clareza mental e a sabedoria espiritual. Se procura inspiração e sabedoria, a safira pode ser a sua pedra preciosa ideal.
Simbolicamente, a pedra Safira representa a lealdade ao Ser Supremo. Diz a lenda que as Tábuas da Lei de Moisés gravadas por Deus consistiam em Safira. Na Idade Média, era considerada a pedra da liberdade.
A passagem de Ananias e Safira se dá no contexto da Igreja Primitiva, quando muitos dos primeiros cristãos vendiam seus bens e entregavam os recursos obtidos aos apóstolos. Tudo passava a ser de todos, e cada um recebia um quinhão medido por sua necessidade.
Mas Pedro denunciou a mentira, que não era apenas contra os irmãos, mas contra o Espírito Santo. O homem caiu morto. Três horas depois, Safira chegou e confirmou a mentira, o que também a fez morrer na presença do Senhor. Pedro ponderou com Ananias que ele não tinha obrigação de vender o terreno.
Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso.
Saul morreu assim porque foi infiel a Deus, o SENHOR. Ele desobedeceu aos mandamentos de Deus e consultou os espíritos dos mortos, em vez de consultar o SENHOR.
O que Jesus disse sobre o dízimo no Novo Testamento?
Jesus não dá muita importância a dízimos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23: 23).
Modelo de gestão permite à Maranata realizar ações sociais, missões evangelísticas e projetos ambientais. Fundada há mais de meio século, a Igreja Cristã Maranata (ICM) se destaca por algumas características singulares: os pastores são voluntários, e não há cobrança de dízimo em cultos.
Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.
Havia, porém certo homem chamado Ananias, que juntamente com sua mulher Safira, vendeu um campo; ele reteve parte do dinheiro adquirido, sendo sua mulher sabedora disso e ele depositou uma parte [do dinheiro] aos pés dos apóstolos.
O pecado de Ananias e Safira não estava no valor da sua doação. Pedro afirmou claramente que eles poderiam ter ficado com a propriedade e que tinham direito de decidir como usar o dinheiro proveniente da venda (Atos 5:4). O erro fatal de Ananias e Safira foi a mentira!
Havia um homem chamado Ananias, com sua esposa Safira, que vendeu uma propriedade, reteve uma parte e levou o restante do dinheiro aos pés dos apóstolos, afirmando que era o preço total; a esposa dele tinha concordado com essa mentira.
Neste artigo, nossa tarefa será estudar um debatido texto do Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 5.1-11) em que um casal (Ananias e Safira) quer ingressar na comunidade cristã primitiva de Jerusalém, mas é assassinado por uma violenta intervenção de Deus.
Residente de Damasco na Síria, foi um dos 70 discípulos de Jesus (Lucas 10:1), era um Judeu fiel de acordo com a lei e de reputação excelente entre os judeus que moravam em Damasco. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial.
A safira acredita há muito tempo na cura de infecções oculares e na melhoria da visão. Ajuda com dores de cabeça e enxaquecas e trata infecções de garganta e ouvido.