Conhecido como “Escadinha”, Serginho foi o primeiro líbero da história a receber o prêmio de MVP em uma Liga Mundial, em 2009. Ele disputou quatro finais olímpicas e foi eleito o melhor jogador na edição de 2016, no Rio de Janeiro. Sem dúvida, ele é o melhor da posição!
O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas. A estatura menor do que a média é comum na posição. Logo depois, vêm a também líbero Nyeme e a levantadora Macris, de 1,75m e 1,78m, respectivamente.
Entre as melhores da competição Gabriela Vargas foi eleita a melhor levantadora, Beatriz Heguedus, melhor líbero, e Emily Guebara, a melhor ponteira e MVP. César José Epifânio foi escolhido o melhor treinador.
Sendo a média de altura da população masculina e feminina brasileira de 1,73m e 1,60m, respectivamente. Entretanto, uma posição chama a atenção por ser uma exceção tanto na altura, quanto na cor do uniforme: o líbero.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Gabriela Guimarães teve, na tarde deste domingo (4), mais uma atuação que mostra por que é considerada a melhor ponteira do mundo. Ela foi o grande nome do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre a Polônia, pela última rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris.
A Magia 🪄 de Darlan ! Altura: 1.93m Alcance: 3,63m (eu disse 3,63) Eleito o melhor oposto e melhor sacador do Panamericano de 2023 com 22 anos. O cara é top ou não é?
Esforço à parte, o que chama mesmo a atenção na equipe é o líbero. Não pela habilidade e sim pelas feições infantis e baixa estatura: aos 22 anos, Li-Yi Tung tem, segundo a informação disponibilizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), apenas 1,65 m.
Além disso, Kid, que antes jogava como ponta, se tornou o primeiro líbero da história da seleção brasileira, quando a posição passou a integrar a modalidade em 1998.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
A liderança segue com a Polônia, que soma 401,31 pontos. A França, campeã olímpica, subiu três posições e está na segunda colocação com 378,07. Estados Unidos (3º), Eslovênia (4º), Itália (5º), Japão (6º) e Alemanha (8º) completam os oito primeiros.
Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.
Na Liga das Nações, passar pela central Carol é missão das mais difíceis. A brasileira lidera o ranking de melhor bloqueio da competição com 32 pontos no fundamento. Neste sábado (18.6), ela coloca seu talento à prova diante de uma das melhores jogadoras da atualidade, a oposta italiana Egonu.