Embora o teste tenha sido criticado e debatido ao longo dos anos, continua sendo uma referência importante na discussão sobre inteligência artificial. Devido as suas sucessivas contribuições para a área, Turing foi elevado ao patamar de “pai da inteligência artificial”.
A origem da inteligência artificial data de 1943, quando Warren McCulloch e Walter Pitts criaram o primeiro modelo computacional para redes neurais. O nome inteligência artificial ainda não era usado, mas a criação é reconhecida como sua base de funcionamento. Em 1956, John McCarthy utilizou o termo pela primeira vez.
Nos primórdios da história da Inteligência Artificial, o matemático Britânico Alan Turing criou um dispositivo chamado “Máquina de Turing”. Esta máquina foi considerada a fundação daquilo que conhecemos hoje como IA.
O maior legado deixado pelo matemático Alan Turing é, sem dúvidas, a invenção da máquina de Turing. Esta é um modelo teórico que pode ser usado para implementar todos os aspectos lógicos e matemáticos de um computador, independentemente de como ele venha a ser construído (mecânica ou eletronicamente, por exemplo).
O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) nasceu de uma doação de 200 milhões de reais do casal Lilian e André Esteves e instalou-se no galpão de um antigo laboratório de metalurgia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), dentro do campus da USP.
Há 3 tipos de Inteligência Artificial (IA): a Limitada, a Geral e a Superinteligência. Enquanto as duas últimas existem apenas no plano das ideias, a IA Limitada faz parte do nosso dia a dia há algumas décadas.
Você sabia que Inteligência Artificial não é algo novo? Não é nem deste século! Tudo começou em 1956, com um professor chamado John McCarthy, da Universidade de Dartmouth em Hanover, nos Estados Unidos.
Spotify e Netflix são especialistas em recomendações personalizadas. As duas plataformas procuram entender os comportamentos e interesses dos usuários para fazer sugestões que eles realmente aproveitem. E a inteligência artificial está por trás disso. Tanto o Spotify quanto a Netflix trabalham com o big data.
Partindo deste princípio, não podemos deixar de falar de Alan Turing, o grande pai da computação que simplesmente criou a máquina que fez os aliados vencerem a guerra mais rápido.
Quem é dono da IA? Máquinas, por mais avançadas que sejam, funcionam sob a orientação humana. Elas são ferramentas, extensões das nossas capacidades, mas não possuem autonomia para ser consideradas autoras. Ou seja, mesmo que ela faça algo, a pessoa que a usou para fazer aquilo é a dona da criação.
1954 - Morre envenenado por cianeto. Em 11 de setembro de 2009, 55 anos após sua morte, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu desculpas formais em nome do governo britânico pelo tratamento preconceituoso e desumano dado a Turing.
Essa é a pergunta sobre o futuro da humanidade que Sam Altman, CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, se fez um dia, e uma das respostas foi a renda básica universal.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, chegou a US$ 2 bilhões de receita em base anualizada em dezembro de 2023, uma cifra que a coloca entre as gigantes do Vale do Silício. Em outubro de 2023, este valor estava em US$ 1,3 bilhão.
O The Information informou que a Microsoft provavelmente seria responsável pelo financiamento do projeto, que seria 100 vezes mais caro do que alguns dos maiores data centers atuais, citando pessoas envolvidas em conversas privadas sobre a proposta.
Dall-E 3 é o mais novo gerador de imagens a partir de texto da OpenAI. Essa nova inteligência artificial é capaz de compreender comandos complexos para gerar conteúdo visual completamente original.
Turing faleceu de envenenamento por cianeto em 1954, algumas semanas antes de seu aniversário de 42 anos. Em 2009, o governo inglês fez um pedido de desculpas público pela forma com que o matemático foi tratado depois da guerra.
Bill Gates afirma que Inteligência Artificial mudará nossas vidas em 5 anos. Em entrevista ao Fareed Zakaria, da CNN, nesta terça-feira (16), o empresário Bill Gates previu que a Inteligência Artificial (IA) tornará a vida de todos mais fácil nos próximos cinco anos.