Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.
Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.
Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).
Jesus passa à ação: cospe no chão e faz barro com sua saliva sem nenhuma consulta ao interessado, porque este, sendo cego de nascimento, não sabia o que era enxergar para poder desejá-la ou não.
Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia. Então cuspiu nos olhos do homem e, impondo-lhe as mãos, perguntou: — Você vê alguma coisa? O homem, recuperando a visão, respondeu: — Vejo pessoas, mas elas parecem árvores que andam.
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Jesus não mostrou simpatia pela cegueira dos fariseus. Pelo contrário, condenou-os, pois a cegueira não reconhece os sinais do Reino e da chegada do Messias, tornava-os endurecidos. Para a sociedade do tempo, ser cego implicava ser incapaz e ser um defeito cúltico, pois os cegos não podiam atuar como sacerdotes (cf.
Na verdade Jesus Cristo cura vários cegos, Mateus 12:22, Lucas 7.21, Mateus 21.14, Mateus 9:27-34, Mateus 20:29-34, Marcos 10:45-52 e Lucas 18:35-43. Essas são algumas referências de várias que existem. E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.
Jesus curando o cego perto Jericó é um dos milagres de Jesus narrado nos três evangelhos sinóticos. (Marcos 10:46–52, Mateus 20:29–34 e Lucas 18:35–43) Segundo a tradição cristã, o milagre teria ocorrido quando Jesus passava perto de Jericó, antes da paixão.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
A primeira discípula de Jesus foi a sogra de Pedro a quem Ele curou. Certamente ela tinha um grande desejo de ser uma seguidora. Mas não se achava capacitada por ser uma discípula, ninguém iria aceitá-la por ser uma mulher. E Jesus curou tudo isso e mostrou que o que vinha trazer era totalmente novo.
Qual foi o primeiro cego que Jesus curou na Bíblia?
Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.
Ele deveria fazer contato com o homem que viria a Damasco e o qual Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. O Senhor falou com Ananias em uma visão e o capacitou de forma que pudesse impor as mãos sobre um homem cego que precisava recuperar a sua visão.
O que Jesus fez primeiro curou o homem cego ou falou das boas novas com ele?
O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar!
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
O que significa a saliva de Jesus na cura da aquele cego?
Uma suposta virtude curativa na saliva não foi a razão pela qual Jesus fez uso dela, a menos que tenha sido simplesmente para fortalecer a fé do homem. O uso da saliva é mencionado em dois outros milagres (Marcos 7:33; cf. João 8:23).
Jesus curando os dois cegos da Galileia é um dos milagres de Jesus, citado apenas no Evangelho de Mateus (Mateus 9:27–31), e que ocorre logo após o evento duplo da ressurreição da filha de Jairo e da cura da mulher com sangramento.
Onde Jesus estava antes de curar o cego de nascença?
— Foi neste local que Jesus curou o cego (João: 9), e é neste local que, 2 mil anos atrás, os peregrinos judeus se purificaram antes de entrar no Segundo Templo. O Reservatório de Siloé e a Estrada de Peregrinação, ambas localizadas na Cidade de Davi, estão entre as afirmações arqueológicas mais inspiradoras da Bíblia.
As duas palavras-chaves aqui são “trazer” e “rogar”. O cego não foi por conta própria. Seus amigos viram a necessidade dele e o levaram. O cego podia não ter muita fé, mas seus amigos tiveram, pois criam que Jesus curaria a cegueira daquele homem.