Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão.
A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.
As contribuições de Vicente Coelho de Seabra Silva Telles (1764-1804), o primeiro químico moderno brasileiro, são tema de um capítulo, que se refere inicialmente à sua primeira obra, Dissertação sobre a fermentação (1787).
Qual foi o primeiro contato químico com o ser humano?
Estudiosos dizem que a primeira experiência do homem com a química foi com o fogo (10.000 a.C.). Na Idade da Pedra, a descoberta do fogo foi fundamental para a sobrevivência do Homo Erectus.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.
O Brasil se destaca na área de química, com 117 pesquisadores figurando entre os mais citados do mundo. Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), encabeça a lista no país, sendo o 1.208º colocado no ranking geral da disciplina.
Ao jovem Antoine Laurent de Lavoisier cabe o mérito da introdução do novo método na experimentação química. Gênio versátil, filho de rica família, Lavoisier cedo ficaria órfão de mãe.
Não se sabe ao certo sua origem, mas suas primeiras escolas eram da China, da Índia, do Egito, da Grécia e de países islâmicos. A alquimia atingiu seu auge durante o período renascentista, na Idade Média europeia.
A palavra “química” vem do egípcio kemi e significa “terra negra”. É também o nome dado à ciência que estuda todas as transformações que acontecem no universo: da composição da terra, do mar, da atmosfera, dos seres vivos.
A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.
Como a acetona é produzida? Foi obtida pela primeira vez por Jean Béguin, em 1610, a partir do aquecimento do acetato de chumbo. Inicialmente, imaginou ter obtido álcool etílico, que apresenta propriedades semelhantes, mas o odor diferente.
Lavoisier era um cuidadoso cientista que fazia observações detalhadas e planejava seus experimentos e por isso é considerado um dos fundadores da Química Moderna.
A alquimia é um conjunto de técnicas e procedimentos que precedeu a Química e que foi muito importante para o desenvolvimento de diversas técnicas experimentais.
A Química é a ciência que estuda a composição, a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria. Esta pode ser definida como tudo o que ocupa espaço e tem massa e volume, sendo composta por átomos e outras partículas.
O ácido sulfúrico é o produto químico mais produzido no mundo e seu consumo, assim como a produção de aço e de energia elétrica, pode ser utilizado para indicar a prosperidade de uma nação.
A BASF é a maior empresa da indústria química mundial, com um volume de vendas de 60 mil milhões (português europeu), 60 bilhões (português brasileiro) de euros, em 2017, a partir de 113 mil colaboradores da companhia, nos mais de 390 unidades de produção em mais de 80 países.
A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).
Quark, glúon, elétron e fóton estão entre as primeiras partículas fundamentais formadas no Big Bang. Da combinação de partículas de quark, ainda nos primeiros segundos de vida do universo, foram formados prótons e nêutrons, os componentes dos núcleos atômicos.
O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria. O modelo atômico de Dalton ficou conhecido como “bola de bilhar”.