Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
De acordo com a hipótese, o primeiro ser vivo que habitou a Terra conseguia sobreviver através da absorção de moléculas simples que se encontravam dissolvidas na água, e como não havia oxigênio na atmosfera, esses organismos deveriam conseguir energia através da fermentação.
Qual foi o primeiro ser vivo a sair do planeta Terra?
Cadela russa Laika sobreviveu apenas algumas horas no espaço a bordo do satélite Sputnik 2. Há exatos 60 anos, no dia 3 de novembro de 1957, a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço e orbitar o planeta Terra.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.
Cerca de dois milhões de anos atrás, teria surgido, então, o primeiro exemplar dos hominídeos, o Homo habilis. Ele também seria o primeiro da linhagem a ser capaz de usar ferramentas, de acordo com dados da Enciclopédia da Vida, mantida pelo Museu Nacional de História Natural do Smithsonian.
Poucos minutos depois, Laika entrou para a História como o primeiro mamífero a viajar para o espaço. Depois permanecer em órbita da Terra por algumas horas, no entanto, Laika morreu em uma explosão da Sputnik 2, quando o foguete voltou a fazer contato com a atmosfera do planeta.
Estima-se que ela tenha sobrevivido a quatro voltas completas na Terra. A Sputink 2, com o corpo de Laika, continuou ao redor do planeta por um total de 162 dias, reentrando e queimando na atmosfera terrestre em 14 de abril de 1958, após cerca de 2.370 órbitas.
Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.
A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.
Muitos cientistas propõem a ideia de que os primeiros organismos do planeta habitavam fontes hidrotermais no oceano profundo e, portanto, eram provavelmente extremófilos adaptados a altas temperaturas (denominados termófilos).
Em virtude dessa explosão, reações químicas foram se desencadeando, formando micro-organismos que evoluíram até chegar ao que conhecemos como “Homem”. Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”.
Para alguns cientistas, o registro mais antigo de vida no planeta são assinaturas químicas que indicam a presença de organismos há cerca de 4 bilhões de anos. Porém, as evidências mais confiáveis são rochas formadas pela ação de microrganismos, mais precisamente pelas cianobactérias.
Em maio de 2017, a evidência da vida mais antiga conhecida na terra pode ter sido encontrada em géiserita de 3,48 bilhões de anos e outros depósitos minerais relacionados (frequentemente encontrados em torno de fontes termais e gêiseres) descobertos no Cráton de Pilbara, na Austrália Ocidental.
Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.
Sua raça é desconhecida, embora seja geralmente aceito que ela era parte husky ou outra raça nórdica e possivelmente parte terrier. A NASA se refere a Laika como um "terrier parcialmente samoieda". Uma revista russa descreveu seu temperamento como fleumático, dizendo que ela não brigava com outros cães.
Laika foi um cão vira-lata encontrado nas ruas de Moscou pouco antes do lançamento do satélite, e ela foi considerada como candidata ideal devido ao seu pequeno porte e à natureza tranquila.
O que aconteceu com o macaco que foi para o espaço?
A Mercury-Atlas 5 retornou depois de três horas, 20 minutos e 59 segundos no espaço. Enos foi resgatado com ferimentos leves e acompanhado por especialistas até morrer, em consequência de disenteria, em novembro do ano seguinte - o que, segundo os cientistas, não tinha ligação com a ida ao espaço.
Confira as missões que transportaram astronautas não-humanos para fora da Terra. A cadelinha Laika não foi a única: mais de 250 animais (ou grupos de animais) já foram ao espaço.
Sputnik 2: Como foi a viagem de Laika ao espaço? Laika era um cadela com cerca de dois anos de idade, que vivia pelas ruas de Moscou, capital da Rússia. Ela se tornou a primeira criatura terrestre viva a orbitar a Terra na missão da Sputnik 2, que aconteceu em 3 de novembro de 1957.
A escolha de fêmeas se deu, entre outros fatores, pelo fato de que, ao contrário dos machos, elas não tinham a necessidade de ficar em pé e erguer uma perna para urinar, o que era impossível de ser realizado na pequena cabine pressurizada destinada ao cão dentro da nave.
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
De acordo com os textos da cabala, Adão era formado por unhas, não feito de pele como nós. Isso é bem intrigante, não é mesmo? E o extraordinário não para por aí. Adão, com sua estatura colossal, alcançava os céus, seu corpo se estendia por toda a superfície da terra.