O teórico Lev Vygotsky foi um psicólogo professor judeu russo que fundou a chamada Psicologia Histórico-Cultural, também conhecida como Psicologia Interativista Sócio-Cultural, Psicologia Sócio-Interacionista ou, ainda, como Teoria Histórico-Social.
Vygotsky nasceu na Bielo-Rússia em 1896 e estudou diversas áreas das humanidades. Em uma época em que pouco se falava sobre a individualidade das crianças, Lev foi pioneiro ao propor um olhar diferente sobre o tema. Para ele, o contato com o mundo leva as crianças a criarem autonomia e maneiras próprias para aprender.
Segundo Vygotsky, aprendemos através das nossas interações com os outros e com o ambiente ao nosso redor. Um conceito-chave nesta teoria é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é a diferença entre o que uma pessoa pode aprender sozinha e o que ela pode aprender com a ajuda de outros.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
Vygotsky tinha como objetivo constatar como as funções psicológicas, tais como memória, a atenção, a percepção e o pensamento aparecem primeiro na forma primária para, posteriormente, aparecerem em formas superiores.
Qual é a principal função da linguagem para Vygotsky?
Para Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.
Quais são as 3 zonas do desenvolvimento da aprendizagem em Vygotsky?
1), Vygotsky teria considerado três zonas de desenvolvimento: “real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento)”.
Frases de Lev Vygotsky: “O saber que não vem da experiência não é realmente saber” / “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”. 1.
Vygotsky acreditava que o ambiente social e cultural desempenha um papel fundamental na formação da mente e no desenvolvimento das habilidades cognitivas das pessoas.
Quais são as três fases da linguagem segundo Vygotsky?
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.
A teoria da aprendizagem de Vygotsky (1989) defende que o aprendizado se dá pela interação social e que o desenvolvimento do sujeito é resultado da relação com o mundo e com as pessoas com as quais ele se relaciona.
A partir da perspectiva baseada na metodologia de Vygotsky, a aprendizagem da leitura e escrita não é vista como um mero processo de decodificação, mas sim como um processo de construção de significados, em que o aluno se apropria da linguagem e aprende a utilizá-la de forma funcional e socialmente adequada.
A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
Para montar um plano de aula com base na metodologia de Vygotsky, é preciso identificar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos, definir objetivos claros e específicos, propor atividades desafiadoras e acessíveis, mediar a aprendizagem dos alunos e estar sempre aberto a adaptações e mudanças.
Qual é o papel do professor na teoria de Vygotsky?
Conforme Vygotsky (1998), o papel do professor é o de ser um mediador apresentando-se como um importante parceiro no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, alguém que motiva o aluno para a construção de seu próprio aprendizado e de seu ser.
Qual a diferença entre a teoria de Vygotsky e Piaget?
Destacaremos a seguir algumas das principais divergências entre os autores estudados. No que se refere à Vygotsky, a interação social é uma ferramenta essencial para compreender o desenvol- vimento cognitivo; já para Piaget são as experiências com o meio físico que possibilitam essa compreensão.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).
Lev Vygotsky (1896-1934) foi um grande psicólogo russo que percorreu por diversos âmbitos da educação, além de produzir diversos trabalhos científicos, principalmente relacionados ao trabalho intelectual, na qual foi pioneiro no desenvolvimento intelectual das crianças, que acontece a partir da interação com meio ...
Vygotsky (1998) afirma que não é possível ignorar que a criança satisfaz algumas necessidades por meio da atividade do brincar. As pequenas tendem a satisfazer seus desejos imediatamente, e o intervalo entre desejar e realizar, de fato, é bem curto.
Vygotsky em sua trajetória de estudo sempre ressaltava a inclusão de qualquer ser que tem alguma deficiência. Vygotsky nos deixou um importante legado referente às formas como as aprendizagens ocorrem, as quais devem contribuir para o desenvolvimento do sujeito, através das relações sociais.