Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.
Foi casada com Xangô e com Ogum, mas também teve um relacionamento com Oxóssi. Ouça o texto abaixo! Oxum é uma orixá feminina venerada nas religiões de matriz africana. Ela é a dona dos rios, das cachoeiras, do ouro, das cores douradas e amarelas, da fertilidade feminina e do amor.
Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.
Um certo dia, Xangô chameja na vida de Oxum. Ela era rica, dengosa e vaidosa. Ela colocou em seu leito vários amantes, que viveram com ela um prazer incomum.
ENTENDA O VERDADEIRO AMOR DE OXUM E NUNCA MAIS SOFRA
Quem Oxum enganou?
Oxum sempre foi uma moça muito curiosa e interessada em aprender de tudo. Como sempre foi manhosa, além de ser muito mimada, conseguia tudo de seu pai, Oxalá.
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados.
Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.
A divindade veste-se com sua cor preferida e consagrada que é o amarelo, mas dependendo da qualidade da Oxum, pode vestir-se de rosa, branco e azul claro.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
EXPRESSÕES Oxum Abalu , Rel : a mais velha entre todas. Oxum Apará , Rel : a mais jovem, com gêmeo guerreiro. Oxum Jumu , Rel : a mãe de todas as outras.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.
Exu sentiu-se atraído pela bela mulher, mas não era de entregar nada gratuitamente e lhe propôs um trato. Se ela ficasse junto dele por sete anos, fazendo todos os serviços de sua casa, entregaria os mistérios que ela tanto desejava. Oxum aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exu.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Esse cosmo é o núcleo religioso em que ele tem a sua relação com o sublime, com o transcendente. O nome que se dá ao transcendente pode ser Olorum ou Oxum. Pouco a pouco, o povo da Bíblia descobriu que se tratava de um só Deus com muitos nomes e diversas manifestações4.
Oxum representa a grande mãe, senhora da fertilidade, é ela quem gera o fruto da vida e auxilia durante a gravidez. É a deusa da beleza e da vaidade, nos auxiliando a confiar no poder pessoal, sedução e sexualidade. É a mãe do ouro, da riqueza e da prosperidade.
Oxum tem o título de Iyalodê que significa a grande Mãe entre os orixás. Mamãe Oxum é o orixá da fertilidade e da maternidade, sendo protetora dos recém-nascidos.