1Crônicas 23:28-32 NVT. O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
Para os cristãos, ser levita é exercer um dom de Deus, é uma vocação exercida muito além do ato de cantar. O canto do levita é um ato de louvor e adoração, que chega ao trono do Pai. Dessa forma, quando um levita louva, ele o faz de coração, e por isso sente a presença de Deus.
Há pelo menos quatro homens na Bíblia chamados por este nome. Um era o apóstolo de Jesus Cristo mais conhecido como Mateus (Mc 2.14), autor do primeiro Evangelho; outros dois foram ancestrais de Jesus (Lc 3.24,29). Mas o Levi de que falamos foi o terceiro filho de Jacó com Lia, filha de Labão (Gn 29.34).
O profeta Moisés e seu irmão o sacerdote Aarão, foram ambos levitas. Descendentes notáveis da dinastia levita, de acordo com a Bíblia, incluem Miriã, irmã de Moisés, o profeta Samuel, o profeta Ezequiel, o governador Esdras, o profeta Malaquias, João Batista, Marcos, Mateus e Barnabé.
O TEXTO MAIS SINISTRO DA BÍBLIA #RodrigoSilva #Bíblia
Quem são os levitas nos dias de hoje?
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
Quem eram. Levitas eram descendentes de Levi, o terceiro filho do casamento de Jacó com Lia. Foram separados por Deus para se responsabilizarem pelo sistema cultual e sacrificial da nação de Israel.
1 Rel Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. 2 Indivíduo que exercia serviços de segunda ordem, inferior aos sacerdotes da família de Aarão. 3 por ext Indivíduo religioso; padre, sacerdote.
Seu trabalho consistia em cuidar do ofício do culto, dos sacrifícios e da prática da adoração no tabernáculo e depois no templo, montar e desmontar as peças da Aliança, durante a peregrinação, além de guardá-las (Nm 1: 50-51).
“Os sacerdotes levitas e todos os outros membros da tribo de Levi não receberão propriedades como as demais tribos de Israel. Por isso, eles terão como alimento parte das ofertas queimadas para o SENHOR. Eles não terão herança entre os seus irmãos, porque o SENHOR é a herança deles, como lhes prometeu.
E era para uma refeição coletiva de congraçamento, com todos comendo à vontade, e da qual todos da cidade participavam, os levitas, os estrangeiros, os órfãos, as viúvas e os próprios produtores. No Novo Testamento, ele foi modificado, e, no passado, a Igreja até abusou dele, mas ela evoluiu muito em tudo.
Os levitas músicos do Antigo Testamento, poderemos dizer que são os Ministros de Música que atuam nas igrejas evangélicas atuais, ressaltando que mesmo com menos funções não exercem com perfeição o seu ofício de levitas como no tempo do rei Davi.
Eles mandavam os adoradores, na frente da guerra, pq eles acreditavam que o poder da adoração era muito mais forte do que o poder da espada e do escudo, mais forte do que qualquer arma de guerra.
Porque só os levitas podiam carregar a arca da aliança?
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
No Livro de Isaías (capítulo 27), o Leviatã é descrito como uma serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz. A origem histórico-mitológica de tais animais descritos na Bíblia é uma questão um tanto obscura.
No contexto de música sacra, cantor é o vocalista e, geralmente, instrutor, em uma igreja, com responsabilidades pelo coro ou pela equipe de louvor em missa ou louvor, além de ensaios.
Os levitas obedeceram à ordem de Moisés e mataram naquele dia mais ou menos três mil homens. Moisés disse aos levitas: — Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de Deus, o SENHOR. E, porque vocês fizeram isso, Deus lhes deu hoje uma bênção.
Levi (em hebraico: לֵּוִי; em hebraico padrão: Levy; hebraico tiberiano: Lēwî, "união") foi, de acordo com o livro de Gênesis, o terceiro filho de Jacó e Lia e o fundador da tribo dos levitas.
Davi dividiu os levitas de acordo com os seus três grupos de famílias, que descendiam de Gérson, Coate e Merari. Gérson foi pai de dois filhos: Ladã e Simei. Ladã foi pai de três filhos: Jeiel, Zetã e Joel, que foram os chefes dos grupos de famílias descendentes de Ladã.
Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhe tem dito.
Porque a tribo de Levi foi escolhida para o sacerdócio?
Ser “separado”, além de “não contaminar-se com os pecados e práticas dos demais povos”, também significava a necessidade de “ser um instrumento, um canal de Deus para se tocar os demais povos e culturas”! Ele fala que “por esse mesmo tempo” (e não antes) a Tribo de Levi foi separada.