Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.
Além disso, Gênesis 3.15 diz que a serpente (Satanás) ferirá o calcanhar de Jesus Cristo. Isso poderia ser uma alusão clara ao Gólgota. Ali, onde Jesus Cristo, a semente de Israel, feriu a cabeça da serpente, Seus pés foram perfurados e pregados na cruz.
Ter os calcanhares descobertos significava vergonha, desprezo, cativeiro e aflição (Jr 13.22). Levantar o calcanhar, dar pontapé, e pagar o bem com o mal, como fez Judas (Sl 41.9 – Jo 13.18).
"Então Ya'aqov dobrou seu arco e lançou a flecha e atingiu Esaú, seu irmão em seu peito direito e o matou (Jubileus 38:2). Ya'aqov enterrou seu irmão na colina que está em Adurã, e ele voltou para sua casa (Jubileus 38:9)."
ESAÚ E JACÓ OS GÊMEOS que eram diferentes e o grande ERRO que eles cometeram em Gênesis na Bíblia
O que Deus fez com Esaú?
O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.
Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom".
O esporão do calcâneo (osso do calcanhar) é um crescimento anormal do osso, formando uma saliência óssea. Ou seja, no osso é formado uma protuberância óssea que corresponde a um depósito anormal de cálcio.
Enquanto caminhamos, por mais que não possamos perceber diversas estruturas do nosso corpo trabalham em conjunto para que o equilíbrio possa ser mantido. Dentre as regiões mais ativas durante nossa movimentação está o calcanhar, que suporta grande parte do peso do corpo para nos manter de pé.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo.
Em Salmos 41:9, o hebraico diz: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar”. O significado de levantar o calcanhar é voltar-se contra.
Qual o discípulo de Jesus que tinha problema na perna?
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Apesar da valentia e dos feitos de Aquiles, a fatalidade não podia deixar de acontecer. A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo.
Esse conflito era paralelo ao afeto que os pais tinham por seu filho favorito: "Isaque, que gostava de caça selvagem, amava Esaú, mas Rebeca amava Jacó". Já desde a concepção, seu conflito foi prenunciado: "E as crianças lutaram juntas dentro dela; e ela disse: Se é assim, por que estou assim? E foi consultar o Senhor.
O que podemos aprender com a história de Esaú e Jacó?
“Deus nos dá, na história de Jacó e de seu irmão, Esaú, um contraste de dois tipos de homem: o cheio de si. E aquele que se acha inferior, que não se acha capaz, que não se acha sortudo, que acha que para ser alguém na vida tem que dar um jeitinho.
O tarso corresponde à metade posterior do pé, contendo em seu conjunto sete ossos denominados ossos tarsais, comparados ao carpo da mão. O peso do corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus, que se articula com a tíbia e a fíbula superiormente e o calcâneo, que forma o calcanhar do pé.
O calcanhar é a parte posterior do pé, localizada na base do tornozelo. Ele é composto por diferentes estruturas anatômicas que desempenham papéis importantes na mobilidade e suporte do pé.
A expressão bíblica "segurar no calcanhar" tem como significado um comportamento enganoso ou astuto. Isso é derivado de Gênesis 25:26, onde é relatado que Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão Esaú. No contexto bíblico, essa expressão é simbólica do caráter de Jacó.
Todos os dias nós exercemos uma carga enorme sobre nossos pés, e a principal região que recebe toda essa carga do corpo e distribui para o restante dos pés é o calcanhar. O componente principal, e que dá nome a esse local, é o osso calcâneo.
Infelizmente, o relacionamento entre Judá e Edom era conturbado, e cada nação via a outra como inimiga. Quando Jerusalém foi capturada, o povo de Edom se recusou a ajudar o povo de Judá e regozijou-se com seu infortúnio, pilhou seus bens deixados para trás e entregou o povo aos babilônios (ver Obadias 1:11–14).
os idumeus (descendentes de Esaú ou Edom) eram um povo guerreiro, habitantes das cavernas, como tinham sido os horeus, a quem eles tinham afugentado daqueles sítios (Jr 49.16), sendo além disso idólatras (2 Cr 25.14).
Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom – os edomitas – seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).